Magazine Luiza (MGLU3) propõe grupamento de ações
O principal objetivo do grupamento é a redução da volatilidade das ações, destacou a varejista.
Fundadora do Magazine Luiza (MGLU3), Luiza Trajano Donato morreu na madrugada desta segunda-feira (12) aos 97 anos em Franca, interior de São Paulo. Ela é tia de Luiza Helena Trajano, a atual presidente do Conselho de Administração da companhia.
Conhecida como Tia Luiza, Luiza Trajano Donato nasceu em uma família de comerciantes em 1926. Aos 31 anos, investiu todas as suas economias para fundar o próprio negócio. Era uma loja de presentes no centro de Franca chamada de Cristaleira, mas que logo foi rebatizada de Magazine Luiza pelos clientes.
🗨️ De acordo com o Magazine Luiza, o nome escolhido pelos clientes foi uma "homenagem àquela que era considerada a melhor vendedora da cidade". "Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio", afirmou a rede, em nota.
Luiza Trajano Donato ficou conhecida, então, por fundar um dos maiores grupos varejistas do Brasil, ao lado do marido Pelegrino José Donato, em 1957. Ela não teve filhos. Por isso, no início da década de 90, escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano como sua sucessora no negócio.
Em 2008, a Tia Luiza compareceu a um dos momentos que marcou a expansão da varejista: a abertura simultânea de 50 lojas na cidade de São Paulo. De acordo com a companhia, ela disse o seguinte aos novos funcionários da companhia:
"Quero pedir a vocês, como boa vendedora que fui, para sempre atender o freguês da melhor maneira possível, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio. Atender com todo carinho, não importa se um esteja usando salto e outro chinelo de dedo. Atender com educação, não tapear o cliente, não mentir de jeito nenhum. Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sempre sinceros e honestos."
Em nota, o Magazine Luiza disse que "muitos dos valores que hoje regem os mais de 30.000 colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de sua fundadora. Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho".
O principal objetivo do grupamento é a redução da volatilidade das ações, destacou a varejista.
Durante a teleconferência com analistas, Trajano destacou o potencial de melhoria para frente.