Fed deve realizar quatro cortes de juros em 2024, diz BofA

Projeção considera maior crescimento e menor inflação para economia norte-americana

Author
Publicado em 19/12/2023 às 14:33h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 19/12/2023 às 14:33h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

🪙 O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) deve realizar quatro cortes nos juros dos EUA em 2024, segundo o Bank of America (BofA). O banco considerou, para a projeção, a expectativa de um crescimento maior da economia e uma menor inflação para o próximo ano.

📊 Em relatório divulgado na última segunda-feira (18), o BofA destaca que os indicadores recentes dos EUA mostram uma economia que pode combinar expansão moderada com queda nos preços.

Veja também: Ata do Copom: BC deve realizar sequência de cortes de 0,5 ponto

"Mesmo com a confiança do consumidor em baixa, o consumo ainda se mantém firme", afirmaram os analistas do BofA em relatório.

O relatório destaca a revisão do banco para o PIB e os novos cortes na taxa de juros.

"Revisamos nossa estimativa para a economia dos EUA e agora projetamos um crescimento real do PIB de 1,2% em 2024 (4T/4T), 0,6 ponto percentual acima do que antes", informou o BofA.

O banco, que antes via o Fed reduzindo a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual em 2024, com cortes de 0,25 ponto a partir de junho, agora espera quatro cortes de 0,25 ponto (de março até dezembro do ano que vem) - o que configura 1 ponto percentual de redução para o ano.

“Atribuímos a diferença entre nossa previsão da taxa de fundos e a precificação de mercado a uma combinação de expectativas de mercado de uma queda mais rápida na inflação e/ou maior risco de recessão”, informou o BofA.