Fed corta juros em 0,25 p.p. e ignora apagão de dados nos EUA

A decisão veio mesmo diante do apagão de dados econômicos gerado pela paralisação parcial do governo dos EUA.

Author
Publicado em 29/10/2025 às 15:17h - Atualizado 13 horas atrás Publicado em 29/10/2025 às 15:17h Atualizado 13 horas atrás por Matheus Silva
Os juros norte-americanos passam a operar no intervalo entre 3,75% e 4% ao ano (Imagem: Shutterstock)
Os juros norte-americanos passam a operar no intervalo entre 3,75% e 4% ao ano (Imagem: Shutterstock)
🚨 O Fed (Federal Reserve) decidiu nesta quarta-feira (29) reduzir a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, como já era amplamente antecipado pelo mercado. 
Com a decisão, os juros norte-americanos passam a operar no intervalo entre 3,75% e 4% ao ano.
O corte marca a retomada do ciclo de flexibilização monetária, interrompido após cinco reuniões consecutivas de manutenção da taxa. 
A decisão veio mesmo diante do apagão de dados econômicos gerado pela paralisação parcial do governo dos EUA (shutdown), que comprometeu a divulgação de indicadores fundamentais para a política monetária.
A sinalização do Fed mantém o plano delineado desde setembro, quando houve a última mudança na taxa. 
Antes do anúncio, o mercado já precificava amplamente a decisão, 97,8% dos contratos monitorados pela ferramenta CME FedWatch apontavam para o corte de 0,25 ponto percentual.
O presidente do Fed, Jerome Powell, concede entrevista coletiva às 15h30 (horário de Brasília) para detalhar os fatores que influenciaram a decisão e o que esperar dos próximos passos do banco central americano.
Em comunicado, o Fed afirmou que os indicadores disponíveis sugerem uma expansão moderada da atividade econômica, desaceleração na criação de empregos e leve alta na taxa de desemprego, que, apesar disso, permanece em patamar baixo. Já a inflação voltou a subir desde o início do ano e segue acima da meta.
“A incerteza quanto às perspectivas econômicas permanece elevada. O Comitê está atento aos riscos para ambos os lados de seu duplo mandato e considera que os riscos de queda no emprego aumentaram nos últimos meses”, destacou o texto.
📊 O Fed também reiterou que seguirá monitorando atentamente os dados econômicos e permanece preparado para ajustar sua política monetária, conforme a evolução das condições exigir.