Estados Unidos e Rússia se reúnem na Arábia Saudita para negociações

Este é o primeiro diálogo oficial entre os dois países sobre um possível acordo de paz.

Author
Publicado em 18/02/2025 às 08:08h - Atualizado 4 dias atrás Publicado em 18/02/2025 às 08:08h Atualizado 4 dias atrás por Elanny Vlaxio
A reunião ocorre sem a participação de um representante da Ucrânia (Imagem: Shutterstock)

💬 Nesta terça-feira (18), autoridades dos Estados Unidos e da Rússia se reúnem na Arábia Saudita para discutir o conflito na Ucrânia. A reunião ocorre sem a participação de um representante da Ucrânia, sendo rejeitada pelo presidente Volodymyr Zelensky.

Este é o primeiro diálogo oficial entre os dois países sobre um possível acordo de paz, realizado poucos dias após os presidentes Donald Trump (Partido Republicano) e Vladimir Putin conversarem ao telefone e decidirem iniciar "imediatamente" as negociações para o fim da guerra.

“Como ambos concordamos, queremos impedir que milhões de mortes ocorram na Guerra com a Rússia/Ucrânia”, escreveu Trump no Truth Social. “O presidente Putin até usou meu lema de campanha muito forte, 'BOM SENSO'. Nós dois acreditamos muito nisso. Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, incluindo visitar as Nações um do outro.”

⚡ Segundo Trump, a Rússia "tomou muitas terras, lutou por elas e perdeu muitos soldados". Ele afirmou ainda que não estava muito preocupado com quais territórios seriam entregues. “Estou aqui apenas para tentar obter paz”, ele disse. “Não me importo muito com nada além de querer impedir que milhões de pessoas sejam mortas.”

Leia também: OpenAI rejeita formalmente proposta de compra de Musk

Após o anúncio da ligação, Zelensky também disse ter tido uma conversa por telefone com Trump sobre "oportunidade para obter a paz", Segundo Trump, "A conversa correu muito bem. Ele, como o Presidente Putin, quer fazer PAZ."

O encontro nesta terça visa também tratar da restauração das relações bilaterais entre os EUA e a Rússia, bem como preparar um possível encontro entre Trump e Putin, conforme declarou o Kremlin. A presidência russa disse, nesta terça-feira, que espera que a reunião forneça uma visão mais clara sobre o encontro entre os dois presidentes.

🤔 Pelo lado americano, o secretário de Estado, Marco Rubio, lidera a delegação e representa Trump nas conversas. Também estão presentes o enviado especial de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o assessor de segurança nacional, Mike Waltz. Pelo lado russo, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o assessor de política externa da presidência russa, Yuri Ushakov, representam Putin.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que não participará do diálogo entre EUA e Rússia sobre propostas para resolver a guerra na Ucrânia e afirmou que não aceitará tais propostas. Ele, no entanto, sinalizou sua disposição de entrar em um acordo que daria aos EUA acesso aos minerais de terras raras da Ucrância em troca de garantias de segurança.