Em dia de bom humor asiático, gigantes chinesas alcançam maior nível em 3 anos

Bolsas da Ásia reagem ao possível corte de juros nos Estados Unidos.

Author
Publicado em 25/08/2025 às 13:45h - Atualizado 18 minutos atrás Publicado em 25/08/2025 às 13:45h Atualizado 18 minutos atrás por Wesley Santana
Moedas asiáticas também se valorizam frente ao dólar norte-americano (Imagem: Shutterstock)

As bolsas de valores da Ásia fecharam quase todas com fortes altas nesta segunda-feira (25). O destaque do dia, porém, é o índice CSI 300, da China, composto pelas maiores empresas do país, que valorizou mais de 2% durante o pregão.

Nas últimas semanas, o indicador já vinha operando acima da faixa de 4 mil pontos, mas resolveu dar uma acelerada ainda maior. Com isso, retomou o patamar dos 4,4 mil pontos perdidos há mais de três anos.

O maior responsável por este resultado foi a empresa de energia Goldwind que viu suas ações dispararem mais de 10% no dia. Outro ticker de destaque é o da China SpaceSat que avançou na mesma proporção.

Leia mais: Ibovespa sobe e abre a semana aos 138 mil pontos; dólar também avança

O ETF iShares Core CSI 300, que segue o desempenho do índice, disponível na bolsa de Hong Kong, terminou a operação cotado em 33,14 dólares locais. O valor é equivalente a quase 23 reais, um valor também recorde desde o fim da pandemia.

O salto generalizado das bolsas está atrelado a mudança do comportamento dos investidores para mercados emergentes. Isso porque o Fed (Federal Reserve) sinalizou um corte de juros nos Estados Unidos.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng cresceu 1,9%, para perto dos 26 mil pontos. Na Coréia do Sul, o índice KOSPI cresceu 1,3%, enquanto no Japão o Nikkei 225 avançou 0,4%.