Economia está bem e inflação está razoavelmente controlada, diz Lula

Segundo ele, o governo leva “muito a sério” a questão.

Author
Publicado em 05/02/2025 às 12:48h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 05/02/2025 às 12:48h Atualizado 1 minuto atrás por Elanny Vlaxio
A alta dos preços dos alimentos pressionou o IPCA em 2024  (Imagem: Shutterstock)

Em declaração nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou que a inflação no Brasil está “razoavelmente controlada”. Ele também ressaltou que o governo leva a questão “muito a sério”.

“Estamos trabalhando com a ideia de que, 1º, vamos controlar a inflação”, declarou Lula em entrevista a rádios mineiras. “A nossa preocupação é apenas evitar que os preços dos alimentos continuem prejudicando o povo brasileiro. É por isso que temos feito reuniões sistemáticas com os setores”, afirmou.

Lula disse que o governo vai “trabalhar com muito afinco” para “colocar as coisas nos eixos” na questão econômica. “Eu tenho uma reunião nesta semana com o pessoal da carne, com o pessoal do Ministério da Agricultura, para que a gente encontre uma solução de fazer com que esse alimento chegue na mesa do trabalhador, compatível com o poder aquisitivo do trabalhador”, declarou.

Leia também: Copom mantém cautela em ata e prevê alta de 1 ponto na Selic em março

🗣️ O presidente afirmou que “a economia brasileira está bem”. Ele declarou: “O Brasil está crescendo, o emprego está crescendo, a massa salarial está crescendo. As coisas estão acontecendo, inclusive no Estado de Minas, muitas coisas boas. E nós, então, precisamos cuidar com muito carinho do preço dos alimentos para o povo mais pobre, que é quem sofre com a inflação”.

Vale citar que a alta dos preços dos alimentos, especialmente das carnes, pressionou o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do Brasil em 2024, que fechou o ano em 4,83%, acima da meta e do teto estabelecidos. O Banco Central já sinalizou que a proteína animal continuará a impactar a inflação brasileira.

O petista disse ainda que se reunirá nesta semana com representantes da indústria da carne e com o Ministério da Agricultura para discutir o aumento no preço dos alimentos.

“Ainda ontem eu fiz uma reunião com a Fazenda e vamos encontrar a solução. Tenho uma reunião essa semana com o pessoal da carne, com o Ministério da Agricultura para que a gente encontre uma solução para fazer com que esse alimento chegue na mesa do trabalhador compatível com o poder aquisitivo do trabalhador”, afirmou Lula durante entrevista a rádios mineiras.

"Se for comigo, vai perder outra vez"

Ao falar sobre a disputa eleitoral do próximo ano, Lula garantiu que vencerá novamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, caso ele possa se candidatar.

“Então, primeiro aguardem o julgamento, se defendam, vai ter uma condenação ou não, vocês vão ter o direito de se defender, haverá o direito de defesa que nunca houve para mim, para eles vai haver. E se a Justiça entender que ele pode concorrer as eleições, ele pode concorrer. Se for comigo, vai perder outra vez”, disse o petista.

💬 Ele se manifestou contra o PL (Projeto de Lei) da anistia e declarou que pessoas que pedem perdão pelos atos de 8 de Janeiro antes da condenação “não acreditam ser inocentes”. Ele acrescentou que a Justiça está promovendo “um processo altamente democrático” e pediu cautela.

“O que estamos garantindo é um processo de julgamento altamente democrático em que eles têm todo o direito de defesa. Agora, quando as pessoas nem foram condenadas e estão pedindo anistia, é porque estão se condenando. Eles acham que fizeram exatamente aquilo que a justiça está dizendo que eles fizeram”, disse.