Valorização de até 900%: Quais empresas na B3 mais sobem no Lula 3
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
A Comunidade de Estados da América Latina e Caribe (Celac) emitiu uma declaração final na tarde desta quinta-feira (10). O documento conclui o evento da 9ª reunião de Cúpula que reuniu presidentes e representantes das nações que compõem o grupo.
🗣 Um dos principais pontos da carta destaca a necessidade da indicação de um representante da América Latina para secretário-geral das Nações Unidas (ONU) pela segunda vez. O grupo também reafirmou o apoio ao Haiti, um país que passa por uma severa crise humanitária, com 7 em cada 10 pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, além de uma crise de segurança.
“Afirmam sua convicção compartilhada de que é oportuno e apropriado que um cidadão de um Estado latino-americano e caribenho ocupe o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas, considerando que, dos nove Secretários-Gerais que a ONU teve até o momento, apenas um veio de um Estado da região e lembrando que o cargo nunca foi ocupado por uma mulher”, destacaram.
O documento também critica as sanções internacionais unilaterais, avaliando que parte delas é contrário ao direito internacional. Ao menos três países da região hoje têm sanções aplicadas pelos Estados Unidos: Cuba, Venezuela e Nicarágua.
🛃 Leia mais: Governo dos EUA afirma que tarifa para China é de 145%
A versão final foi assinada por 30 países, sendo que o grupo é composto por 33 nações. Os líderes do Paraguai, Argentina e Nicarágua decidiram não seguir a maioria dos presidentes.
Um posicionamento como esse já esperado de países como a Argentina, que busca ser o maior aliado dos EUA na América do Sul. No entanto, chamou a atenção a posição do Paraguai, que normalmente tem uma postura mais conciladora, seguindo de perto os outros representantes do bloco.
Em entrevista à Agência Brasil, o professor Roberto Goulart Menezes, destaca que a recusa do país vizinho pode estar ligada ao recente caso de espionagem. Durante o govenro de Jair Bolsonaro, o governo brasileiro teria espionado o Paraguai.
“Ele chegou a contestar termos da minuta da declaração como gênero, mas creio que o principal é sinalizar aos EUA. A informação de que o Brasil teria espionado autoridades paraguaias pode ter influenciado na negativa deles em assinar a declaração”, comentou o especialista.
Depois da publicação da carta, Assunção emitiu uma nota criticando o posicionamento da Celac e alegando violação de procedimento. “O conceito de ‘consenso suficiente’ não existe no direito internacional”, comentou o Ministério das Relações Exteriores.
🏳 O presidente Lula esteve na Cúpula e discursou durante a quarta (9), quando comentou sobre questões tarifárias e de imigração. O chefe do Executivo brasileiro também defendeu a nomeação de uma pessoa da América Latina ou do Caribe para a ONU.
"A Celac pode contribuir para resgatar a credibilidade da ONU, elegendo a primeira mulher secretária-geral da organização", disse Lula. "Quanto mais fortes e unidas forem nossas economias, mais protegidos estaremos contra ações unilaterais", continuou o presidente.
A nona reunião de Cupula da Celac foi realizada em Tegucigalpa, capital de Honduras, ao longo de toda essa semana. O objetivo da entidade é promover a integração dos países vizinhos, sem necessidade de acordos econômicos como acontece no Mercosul.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa