Correios dá novo calote em FII em 2025 e cotas operam no vermelho
FII TRBL11 afirma que a estatal não pagou até agora o aluguel de dezembro passado, cujo vencimento ocorreu no dia 7 de janeiro
O fundo imobiliário Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11) não vai desistir tão fácil da sua disputa com os Correios. Depois de a estatal anunciar o encerramento do contrato, a gestora decidiu recorrer à Justiça para reverter a situação.
💸 O contrato em questão se refere a um galpão logístico situado em Contagem, no interior de Minas Gerais. O espaço foi interditado em outubro do ano passado, quando a Defesa Civil identificou danos estruturais, mas foi liberado em dezembro depois de reformas.
Essa foi a gota d'água para que os Correios pedissem a rescisão do contrato alegando que o proprietário era responsável pelos reparos estruturais. O fundo, por sua vez, destacou que o locatário é quem deveria arcar com as manutenções preventivas.
Os Correios entraram com um processo administrativo de rescisão unilateral do contrato de locação. Segundo o documento, o prazo de desocupação do imóvel é até 18 de agosto.
📦 Leia mais: FII de logística consegue aumentar aluguel em 20% e bate 100% de ocupação em imóvel em SP
O TRXL11 já destacou que deve apresentar um recurso contra os Correios pedindo que se cumpra as obrigações contratuais. Isso inclui o pagamento de aluguéis devidos, além de multa rescisória por rescisão antecipada do contrato de locação.
Em janeiro, o fundo emitiu um comunicado dizendo que não tinha recebido o saldo do aluguel de dezembro anterior. As atividades da companhia já podiam ser retomadas no Centro de Distribuição desde que o espaço foi liberado pela Defesa Civil.
O impasse entre a gestora e a estatal tem afetado fortemente a cotação do fundo na bolsa de valores. Desde janeiro, o ativo acumula uma baixa de 10%, segundo dados da B3.
Nesta sexta-feira (28), o fundo é negociado por cerca de R$ 63,75 a cota. No intervalo dos últimos 12 meses, a desaceleração ultrapassa a marca de 35%, tendo registrado o momento mais crítico justamente em outubro do ano passado.
FII TRBL11 afirma que a estatal não pagou até agora o aluguel de dezembro passado, cujo vencimento ocorreu no dia 7 de janeiro
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores