Copel (CPLE6): PDV tem adesão de 1.437 funcionários

Plano de desligamento voluntário terá um custo de R$ 610 milhões, mas pode gerar economia anual de R$ 428 milhões

Author
Publicado em 19/10/2023 às 14:20h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 19/10/2023 às 14:20h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Copel é a Companhia Paranaense de Energia (Shutterstock)

A Copel (CPLE6) registrou 1.437 adesões ao PDV (Plano de Demissão Voluntária) lançado em agosto. Por isso, a companhia terá um custo de R$ 610 milhões para executar o plano, que trará redução de despesas no longo prazo.

Em comunicado publicado nesta quarta-feira (18), a Copel disse que pagará R$ 441 milhões em indenizações para os funcionários que aderiram ao PDV. O plano prometia indenizar esses empregados com o pagamento de 30 remunerações, no valor mínimo de R$ 150 mil.

Além disso, o PDV prevê o pagamento da multa rescisória de 40% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e a manutenção do subsídio mensal referente ao plano de saúde e do auxílio alimentação por um período de 12 meses. Por isso, o PDV terá um custo estimado total de R$ 610 milhões.

Leia também: Cemig (CMIG4): Governo quer transformar empresa em corporação

Inicialmente, a companhia energética havia previsto o pagamento máximo de R$ 300 milhões em indenizações. Contudo, ao lançar o PDV, a diretoria também disse que avaliaria a ampliação desse recurso caso o número de funcionários interessados no programa ultrapasse esse limite.

Economia

A Copel espera, por outro lado, uma economia anual R$ 428 milhões a partir do desligamento dos funcionários que aderiram ao PDV. Segundo a empresa, os desligamentos serão realizados durante um período de transição que vai até agosto de 2024, "salvo exceções que serão avaliadas pela companhia de forma a garantir a gestão do conhecimento da organização". Vale ressaltar que a empresa só desembolsará os valores acordados com os funcionários no momento do desligamento.

Apesar do enxugamento do quadro de pessoal, a Copel disse que segue comprometida com um "atendimento de qualidade de todos os seus serviços, preservando a sustentabilidade dos negócios e a manutenção de suas operações vinculadas ao sistema elétrico nacional". 

"O programa é parte integrante da gestão estratégica para criação de valor, da aceleração da transformação digital e representa mais um passo na melhoria contínua de eficiência operacional", afirmou.