ChatGPT ganha novo recurso que preocupa Google Shopping

Usuários poderão encontrar produtos direto no chat do robô.

Author
Publicado em 03/05/2025 às 09:00h - Atualizado 4 minutos atrás Publicado em 03/05/2025 às 09:00h Atualizado 4 minutos atrás por Wesley Santana
ChatGPT é um software de inteligência artificial generativa (Imagem: Shutterstock)

Nesta semana, a OpenAI adicionou uma nova funcionalidade ao ChatGPT que deve começar a preocupar empresas como o Google. Agora, o sistema passa a disponibilizar resultados de produtos à venda na internet.

🤖 Ao pesquisar por um item na aba de conversas do ChatGPT, a plataforma retorna os resultados com recomendações de compra. Tudo fica ainda mais avançado considerando que o sistema usa o histórico de conversas com o usuário para entregar os produtos mais assertivos.

Segundo Adam Fry, líder de produto do ChatGPT Search, neste primeiro momento, as respostas não contém links patrocinados. Mas é importante destacar que, entre as respostas, o robô costuma entregar links de empresas bastante conhecidas do público, como a Amazon.

Também inicialmente, a plataforma está sendo testada com produtos de categorias específicas, como eletrônicos e itens domésticos. Os usuários ainda têm acesso a resenhas dos produtos, essas também oriundas de fontes secundárias.

💳Leia mais: Conheça a startup financeira que se aproxima do valor de mercado do Nubank

A plataforma garante que esses reviews serão colhidos em diversos sistemas, como redes sociais, fóruns de debate, além dos próprios sites vendedores.

"Ele não procura sinais específicos que estão em algum algoritmo", destaca o executivo, em entrevista ao portal Wired. "Trata-se de entender como as pessoas valorizam isso, como falam sobre isso, quais são os prós e os contras".

A empresa ainda não detalhou como esse novo serviço será remunerado, já que ele está disponível para assinantes e não assinantes. Por ora, a OpenAI diz que a prioridade é oferecer boas recomendações, mas não descarta pensar em um modelo de afiliados para o futuro.

Um teste feito pela reportagem do Investidor 10 mostrou que a nova funcionalidade já está disponível para os usuários brasileiros. Buscando por “robô aspirador”, por exemplo, o programa de inteligência artificial generativa retornou com diversas opções de compras em lojas online.

Nadando em mar aberto

🏃‍♂️ Se posicionando já como uma big tech, a OpenAI vem testando diversos novos serviços no seu principal produto que é o ChatGPT. Anteriormente, a companhia divulgou um agente de IA chamado de Operator, que tem capacidade para fazer pedidos online de forma independente.

O serviço estaria disponível para diversas tarefas, como agenda de voos, compras de mantimento e até conclusão de pagamentos. O modelo ainda está em desenvolvimento, mas, caso seja confirmado, promete revolucionar a maneira como seus usuários utilizam a internet.