Carrefour (CRFB3): Vendas sobem 2,5% no 1º tri, para R$ 27,8 bi

Resultado foi impulsionado pela alta da inflação e bom desempenho das lojas do Atacadão.

Author
Publicado em 23/04/2024 às 19:52h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 23/04/2024 às 19:52h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)

O Carrefour Brasil (CRFB3) registrou um total de R$ 27,8 bilhões em vendas no primeiro trimestre de 2024. O resultado subiu 2,5% em relação ao mesmo período de 2023, impulsionado pela inflação.

📈 "A inflação alimentar encerrou o trimestre em 2,5% ao ano, levando à recuperação dos preços e melhor dinâmica de volume com clientes B2B, que retornaram a um padrão de compra mais normalizado", disse o Carrefour.

O aumento foi puxado pelas vendas realizadas no segmento Cash & Carry, representado pelo Atacadão, inclusive pelas lojas do Grupo BIG que foram convertidas em Atacadão. Neste caso, as vendas subiram 6,6% para R$ 19,3 bilhões.

🛒 Segundo o Carrefour, o tráfego de clientes nas lojas Atacadão também aumentou, graças à adição de serviços como padaria, açougue e fatiados. O número de lojas que conta com esses serviços subiu de 19 ao final de 2023 para 58 no primeiro trimestre de 2024. "O plano é continuar a implementar esses serviços em aproximadamente 120 lojas até o final do ano", disse a companhia.

O grupo também apresentou aumento nas vendas realizadas no e-commerce (5,2%) e nas lojas Sam’s Club (21,5%). Contudo, viu as vendas do varejo recuarem 10,7% na comparação com o mesmo período de 2023, para R$ 6,9 bilhões.

Leia também: BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3) recebem autorização para exportar frango para Malásia

Fechamento de lojas

De acordo com o Carrefour, o baque no varejo reflete uma "redução de 24% na área de vendas, com 25 lojas de varejo convertidas em lojas Atacadão e 140 lojas de varejo fechadas nos últimos 12 meses".

O grupo Carrefour tem 1.074 lojas em operação, com uma área total de vendas de 3.179.672 metros quadrados, atualmente. O número considera todas as operações do grupo, como hiper e supermercados, atacados, postos de combustível e drogarias.

O número de lojas caiu 9,6% em relação ao final de 2023, quando era de 1.188. A variação reflete ofechamento de 121 lojas (20 hipermercados, 99 supermercados e dois postos de combustível) e a abertura de outras sete lojas (cinco Atacadão e duas lojas de conveniência) no primeiro trimestre.

Banco Carrefour

Já o Banco Carrefour teve um faturamento de R$ 15,9 bilhões no primeiro trimestre de 2024. O resultado subiu 15,6% na comparação anual, impulsionado pelos cartões Atacadão e Carrefour.

A instituição ainda ampliou o faturamento de outros produtos por meio, principalmente, do crédito consignado. Com isso, terminou o trimestre com uma carteira de crédito total de R$ 25 bilhões, 2,3% maior que a do mesmo período de 2023.