Campos Neto vai à audiência na Câmara em meio a pressões por queda na Selic

A visita de Campos Neto acontece em um contexto de crescentes pressões por parte de empresários, trabalhadores e setores do governo.

Author
Publicado em 12/08/2024 às 13:47h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 12/08/2024 às 13:47h Atualizado 3 meses atrás por Matheus Rodrigues
Vale lembrar que, até agosto do ano passado, a Selic estava em 13,75%.  Imagem: Shutterstock.

⚖️ O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13) para prestar esclarecimentos sobre a atual política monetária do Banco Central.

O encontro será uma audiência pública conjunta das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Finanças e Tributação, convocada pelos deputados Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e Mário Negromonte Jr. (PP-BA).

A visita de Campos Neto acontece em um contexto de crescentes pressões por parte de empresários, trabalhadores e setores do governo, que vêm pedindo uma redução na taxa Selic.

No último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), realizado em julho, o Banco Central optou por manter a taxa básica de juros em 10,5% ao ano, decisão que contrariou as expectativas desses grupos.

Em comunicado, o BC destacou que a manutenção da taxa foi influenciada por um cenário internacional desafiador, marcado por incertezas quanto à flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e pelos efeitos dessas medidas sobre a inflação e a atividade econômica em diversos países.

📈 Vale lembrar que, até agosto do ano passado, a Selic estava em 13,75%. Desde então, a taxa tem sido gradualmente reduzida, atingindo o nível atual em maio de 2024.

A decisão do BC em manter a Selic nos 10,5% será tema central da audiência, com Campos Neto precisando justificar a estratégia diante dos desafios internos e externos que a economia brasileira enfrenta.