Brasil perdeu 8 mil startups em 10 anos

Falta de capital é um dos principais desafios para alavancar negócios

Author
Publicado em 01/10/2024 às 17:20h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 01/10/2024 às 17:20h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
(Imagem: Shutterstuck)

🔒 Um levantamento feito pela Distrito mostrou que o Brasil perdeu mais de 8 mil startups nos últimos dez anos. O número representa quase metade das empresas em atividade hoje no país, de acordo com a consultoria.

A empresa diz que há uma certa dificuldade em dizer qual foi o momento em que essas startups deixaram de funcionar. No entanto, o tempo médio para que um empreendimento em tecnologia leva para começar a andar é cerca de 58 meses.

Uma das startups que perderam espaço no mercado e chegou a falência foi a de social commerce Facily. A empresa chegou a atrair investimentos e superar o valuation de US$ 1 bilhão, mas depois fracassou se tornando uma empresa semi-operante.

💰 Leia mais: Startup dá calote milionário em imóveis da Faria Lima

“Há um tabu, mas em relação ao empreendedor. Eu tendo a acreditar que, pelo ecossistema brasileiro ser mais novo, os empreendedores ainda não têm uma cabeça de desapegar de negócios que não estão dando certo”, afirma De Luca, do Itaú BBA, em entrevista ao InfoMoney.

No primeiro semestre deste ano, as startups brasileiras captaram US$ 928 milhões em recursos, ainda segundo dados da Distrito. Embora seja um número, está bem abaixo do captado pelos empreendedores entre 2020 e 2021, quando foram registrados os maiores índices da história.

A fuga do capital de risco mostra o cenário desafiador que os donos de startups estão enfrentando para alavancar seus negócios a medida em que a concorrência também avança.