Brasil na moda: Turismo internacional explode e alcança recorde 9 milhões de visitantes

Número ainda deve crescer nas últimas semanas do ano; malha aérea maior impulsiona chegada de visitantes ao país

Author
Publicado em 20/12/2025 às 16:04h - Atualizado 6 minutos atrás Publicado em 20/12/2025 às 16:04h Atualizado 6 minutos atrás por Wesley Santana
Capital da Bahia, Salvador é uma das cidades mais beneficiadas (Imagem: Shutterstock)
Capital da Bahia, Salvador é uma das cidades mais beneficiadas (Imagem: Shutterstock)

Pela primeira vez na história, o Brasil atingiu um número recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros em um ano. O feito foi registrado nesta sexta-feira (19), conforme dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

O número representa um crescimento de 40% em relação ao total de turistas internacionais que chegaram ao país no ano passado. A agência destaca que ainda não foram contabilizados os desembarques que serão realizados nas duas últimas semanas do ano, o que tende a elevar ainda mais esse recorde.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o crescimento vem na esteira de uma ampliação na malha aérea brasileira, que cresceu 16% este ano. O destaque vai para o Rio de Janeiro, onde o Aeroporto do Galeão recebeu novas opções de voo para diversos destinos no mundo.

“Hoje sabemos quando o alemão vem para cá, para onde ele vem, o tempo que ele fica. Isso vale para o italiano, argentino, chileno, norte-americano. O norte-americano tem um consumo de afro-turismo que é diferente do argentino, que é de sol e praia. Já é diferente do francês, que consome mais cultura e gastronomia. O Brasil tem seis biomas, não é só uma praia ou um resort”, detalhou Freixo.

A marca dos 9 milhões vem apenas duas semanas depois que o Brasil já tinha registrado o recorde anterior, de 8 milhões de estrangeiros. Apenas em novembro, o Brasil cadastrou mais de 704 mil novos viajantes oriundos de outros países.

“A energia e a vibe do Brasil contagiaram o mundo. Isso prova o sucesso das estratégias de promoção que temos executado e é por isso que somos o país com maior crescimento no turismo internacional no planeta”, continuou Freixo.

Entre os países que enviam mais turistas, a liderança isolada continua sendo da Argentina, com quase um terço do total. Na sequência, aparecem Chile, Uruguai e Paraguai, ainda de acordo com informações da entidade.

São Paulo continua sendo a principal porta de entrada para o país, com cerca de 3 milhões de desembarques. Depois, estão o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, este último específico para os turistas que chegam da Argentina e do Uruguai.

Um destaque do levantamento é o estado da Bahia, no Nordeste, que tem ganhado mais reconhecimento por parte dos viajantes. Entre janeiro e novembro deste ano, foram quase 190 mil visitantes, com um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

“É um ano excepcional e ultrapassamos os 9 milhões de visitantes internacionais. A cultura brasileira e nossa forma de viver estão na moda no mundo, o que contribui para o sucesso das estratégias de promoção que temos executado, focadas em ampliar a malha aérea e diversificar destinos. Por isso é que somos o país com maior crescimento no turismo internacional em todo o planeta. Estamos colocando o Brasil em outro patamar”, finaliza Freixo.