Boca de urna indica vitória de centro-direita na Alemanha

A coligação CDU/CSU alcançou 29% dos votos.

Author
Publicado em 23/02/2025 às 15:47h - Atualizado 11 horas atrás Publicado em 23/02/2025 às 15:47h Atualizado 11 horas atrás por Elanny Vlaxio
Friedrich Merz tem 69 anos, (Imagem: Shutterstock)

🗳️ A CDU (União Democrata Cristã), de centro-direita, lidera as pesquisas de boca de urna na Alemanha nas eleições deste domingo (23). Segundo a "Der Spiegel", a coligação CDU/CSU alcançou 29% dos votos, o que indica uma vitória para Friedrich Merz, que pode se tornar o novo chanceler do país.

Esse resultado aponta para o retorno ao poder do partido da ex-chanceler Angela Merkel, após um período sob a liderança de Olaf Scholz (SPD, centro-esquerda). Conforme a pesquisa de boca de urna, o partido do atual chanceler ocupa a 3ª posição.

Scholz reconheceu a derrota nas eleições parlamentares e parabenizou o adversário da União Democrata Cristã. “Esse é um resultado eleitoral amargo para o Partido Social Democrata, é também uma derrota eleitoral”, declarou Scholz em uma primeira reação em uma reunião na sede do partido. Ele continuou, “Parabéns pelo resultado da eleição”, em comentários dirigidos a Merz.

Nas eleições deste ano, o Bundestag (parlamento alemão) será reduzido para 630 assentos, enquanto até 2024 havia 733 cadeiras no Legislativo. Para entrar e participar da formação de governo, os partidos precisam conquistar pelo menos 5% dos votos.

Quem é Friedrich Merz

Friedrich Merz, de 69 anos, tem formação em Direito e Ciência Política pelas universidades de Bonn e Marburg. Ele ingressou na CDU em 1972, ainda durante o período escolar, e anos mais tarde se tornou presidente da União Jovem da CDU.

🗣️ Sua trajetória política começou em 1989, quando foi eleito para o Parlamento Europeu. Merz trabalhou por cinco anos na região da Vestfália do Sudoeste como membro do Parlamento em Bruxelas e Estrasburgo, e depois fez parte do Bundestag (Parlamento alemão) de 1994 até 2009.

Ele foi eleito pela primeira vez presidente do grupo CDU/CSU em 2000. Formado em Direito, Merz exerceu a profissão de juiz e, posteriormente, tornou-se advogado sênior no escritório da Mayer Brown em Düsseldorf, onde trabalhou até o final de 2021, quando assumiu a presidência da CDU.

Leia também: Papa tem crise de asma prolongada e condição é crítica, diz Vaticano