📉 O mercado de criptomoedas começou esta sexta-feira (30) em forte correção. Por volta das 9h, o
Bitcoin (BTC) afundava mais de 5% nas primeiras horas do dia. O movimento negativo também atingia o
Ethereum (ETH), que recuava mais de 6% no mesmo horário.
Como tem sido frequente, o pano de fundo para a aversão ao risco passa pelos Estados Unidos. O presidente Donald Trump anunciou Kevin Warsh como novo presidente do Fed (Federal Reserve), no lugar de Jerome Powell, decisão que ocorre em meio à pressão da Casa Branca por cortes mais agressivos na taxa de juros.
Em 2025, o banco central americano reduziu os juros básicos em três ocasiões, mas optou por manter a taxa no intervalo entre 3,50% e 3,75% na reunião realizada na última quarta-feira (28). A decisão não agradou Trump, que voltou a criticar Powell publicamente.
👀 Segundo o presidente americano, não haveria justificativa para manter os juros em um patamar que classificou como elevado. Trump afirmou que Powell estaria “prejudicando o país e a segurança nacional” e reiterou críticas ao custo financeiro da política monetária atual.
“Ele está custando aos Estados Unidos centenas de bilhões de dólares por ano em despesas com juros totalmente desnecessários e injustificadas”, disse o republicano, reforçando a defesa de que as taxas americanas deveriam ser “as menores do mundo”.