Bancos digitais crescem mais rápido, mas BBAS3 também se destaca em 2025

O Banco do Brasil conquistou 3,9 milhões de clientes em 2025, superando os demais bancões.

Author
Publicado em 27/01/2026 às 10:14h - Atualizado 6 minutos atrás Publicado em 27/01/2026 às 10:14h Atualizado 6 minutos atrás por Marina Barbosa
Banco do Brasil é o 5º maior banco do país em nº de clientes (Imagem: Shutterstock)
Banco do Brasil é o 5º maior banco do país em nº de clientes (Imagem: Shutterstock)
O Nubank (ROXO34) conquistou 11,2 milhões de novos usuários em 2025 e, com isso, tornou-se o segundo maior banco do Brasil em número de clientes.
O roxinho evidencia o uso crescente de bancos digitais pelos brasileiros, mas não foi o único a expandir a sua base de clientes de forma acelerada no ano passado.
📱 Segundo dados do BC (Banco Central), os bancos digitais lideraram a captação de clientes no Brasil em 2025, puxados pelo Nubank, mas também pelo Mercado Pago, do Mercado Livre (MELI34), que captou 8,7 milhões de novos clientes.
Inter (INBR32), PicPay e 99Pay também se destacaram, com mais de 4 milhões de novos clientes cada. 
O Agibank, que anunciou neste início de ano a intenção de abrir capital nos Estados Unidos, ficou perto, com 3,5 milhões de novos usuários.

O que os brasileiros querem de um banco? 

Pesquisa da Akamai Technologies explica que a satisfação dos brasileiros com os bancos vem diminuindo constantemente desde 2020, mas a queda é menor no caso dos bancos digitais.
🔎 Uma possível explicação para isto está na busca cada vez maior por bancos que oferecem taxas menores, menos burocracia e velocidade nas transações. 
Veja o que os brasileiros priorizam ao escolher um banco, segundo a pesquisa Akamai Technologies:
  • Velocidade para resolver necessidades: 29,2%;
  • Segurança de dados: 28,3%;
  • Taxas menores: 27,6%;
  • Menos burocracia: 27,5%.
Diante disso, 56,6% dos entrevistados pela empresa mantêm contas em bancos tradicionais e digitais, mas 22,6% já usam apenas contas digitais. Os usuários exclusivos de bancos tradicionais representam 20,8% dos entrevistados.

Banco do Brasil é destaque entre os bancões

🏦 Já os bancos tradicionais cresceram de forma bem mais moderada que os bancos digitais em 2025, no que diz respeito à conquista de novos clientes. 
O Bradesco (BBDC4), por exemplo, terminou o ano com pouco mais de 1,3 milhão de novos usuários. Não à toa, perdeu o posto de segundo maior banco do Brasil para o Nubank.
O Santander (SANB11) e o Itaú (ITUB4) não ficaram muito distantes, com 1,8 milhão de novos clientes cada.
📈 Nesta seara, o destaque ficou mesmo com os bancos públicos, pois Banco do Brasil (BBAS3) e Caixa Econômica Federal conquistaram cerca de 3,9 milhões de novos clientes cada, com o BBAS3 um pouco à frente.
O desempenho do Banco do Brasil chama atenção, já que a instituição teve um ano difícil, diante do aumento da inadimplência no agronegócio e das provisões. Contudo, indica que a instituição ainda tem um grande apelo junto à população brasileira, apesar dessas dificuldades.
Com isso, o Banco do Brasil caiu no ranking de empresas mais valiosas da B3 e de marcas mais valorizadas do mundo, mas manteve o posto de quinto maior banco do país em número de clientes em 2025.

Veja os bancos que mais conquistaram clientes no Brasil em 2025:

Os maiores bancos do Brasil

Com o crescimento acelerado dos bancos digitais, a lista dos maiores bancos do país em número de clientes agora se divide entre instituições tradicionais e digitais.
A Caixa lidera, seguida do Nubank e dos bancões, mas instituições como Mercado Pago e PicPay já aparacem no "top 10". Veja aqui os 10 maiores bancos do Brasil em número de clientes, segundo o BC.