Banco Master é proibido de oferecer consignado a aposentados e pensionistas

INSS tomou decisão após aumento de reclamações e indícios de irregularidades no produto.

Author
Publicado em 10/10/2025 às 18:00h - Atualizado 9 horas atrás Publicado em 10/10/2025 às 18:00h Atualizado 9 horas atrás por Marina Barbosa
Consignado vinha ajudando o Master a ampliar a presença no varejo (Imagem: Shutterstock)
Consignado vinha ajudando o Master a ampliar a presença no varejo (Imagem: Shutterstock)

O Banco Master terá que enfrentar mais um desafio para reorganizar a sua situação financeira. Isso porque a instituição foi proibida de oferecer novas operações de crédito consignado a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

🚫 O consignado vinha ajudando o Master a ampliar a sua atuação no segmento de varejo. Contudo, o INSS identificou um "volume expressivo de reclamações", além de indícios de descompasso entre práticas adotadas e parâmetros normativos no produto. Por isso, decidiu proibir a oferta de novas operações de consignado pelo banco.

O que diz o INSS?

🗣️ Segundo o INSS, as queixas sobre o consignado do Master referiam-se sobretudo a dificuldades para cancelamento, cobranças indevidas e operações não reconhecidas pelos clientes. 

Já os parâmetros normativos citados pelo órgão dizem respeito a exigências de autorização expressa, autenticação biométrica, guarda adequada de documentos e responsabilidade pela atuação de correspondentes bancários, entre outros.

Diante disso, o INSS decidiu não renovar o ACT (Acordo de Cooperação Técnica) que autorizava o Master a oferecer crédito consignado a aposentados e pensionistas. 

"Com o término da vigência no último dia 18, a instituição deixa de estar credenciada para iniciar novas operações da modalidade nos sistemas do INSS", informou o órgão, em nota publicada nesta sexta-feira (10).

Luciano Huck negocia compra do Will Bank do Banco Master, diz jornal

O INSS ressaltou que a decisão tem um "caráter preventivo, decorre de análise técnica e jurídica e seguirá válida até a conclusão das apurações em andamento ou até que a instituição financeira comprove, de forma objetiva, o atendimento integral à legislação e aos regulamentos que disciplinam o crédito consignado".

Além disso, o órgão destacou que o credenciamento de outras instituições financeiras ao sistema do consignado "segue normalmente, desde que observadas todas as regras vigentes".

"A medida não altera os canais de atendimento ao cidadão nem os procedimentos de orientação sobre crédito consignado", completou.

A situação do Master

🏦 O Banco Master acumulou um grande passivo, devido à estratégia de oferecer CDBs (Certificados de Depósito Bancário) de alto rendimento e aplicar parte dos recursos obtidos com esses títulos em ativos de baixa liquidez, como precatórios e direitos creditórios. 

Diante disso, a instituição de Daniel Vorcaro tem buscado formas de reorganizar sua situação financeira, sobretudo depois que o BC (Banco Central) barrou a venda do banco para o BRB (BSLI4)

Segundo o "Valor Econômico", o Master conseguiu rolar uma linha de crédito com o FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Além disso, a instituição negocia a venda de ativos como o Will Bank, que teria entre os interessados o apresentados Luciano Huck, de acordo com a "Folha de S. Paulo".

Controlador do Master, Daniel Vorcaro também já vendeu ativos para o BTG Pactual (BPAC11) para levantar recursos e injetar capital na instituição.