Banco Inter (INBR32) tem maior índice de reclamações no Banco Central

Na análise geral dos bancos, Inbursa lidera com 190 reclamações

Author
Publicado em 25/04/2024 às 21:12h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 25/04/2024 às 21:12h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana

🗣️ Segundo dados publicados pelo Banco Central, o Inter (INBR32) tem o maior índice de reclamações entre as grandes instituições brasileiras.

O banco digital somou 741 reclamações entre janeiro e março deste ano, o que resultou em uma pontuação de 24,06 no ranking. Na sequência, aparece o BTG Pactual/Banco Pan com 530 chamados e 22,25 pontos.

Pagbank-Pagseguro (21,65 pontos), o Bradesco (15,43 pontos) e o Santander (10,91 pontos) completam o Top 5. As 15 maiores instituições financeiras participam desta pesquisa feita pelo BC.

✈️ Leia também: Latam desiste de disputa por aviões da Gol (GOLL4), diz jornal

A lista é construída a partir de reclamações feitas pelos consumidores nos canais oficiais do órgão regulador. Há uma metodologia que compara as denúncias procedentes com o número de clientes e, então, soma pontuações para o ranking.

Com 106 milhões de clientes, o Bradesco foi o banco com mais protocolos regulados como procedente (1.644). A Caixa teve 1.570, enquanto o Itaú chegou a 980.

O maior número de reclamações esteve relacionado à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (1.892 reclamações). Em segundo lugar, irregularidades das operações e serviços exceto as relacionadas ao cartão de crédito, débito, internet banking, caixa eletrônico, credenciadora e operação de crédito (856 reclamações).

Mais bancos

Em um segundo cálculo, que considera todos os bancos do país, o Banco Inbursa lidera com mais de 409 pontos. BRB (178,77 pontos), Master (161,19 pontos), Cobuccio (63,52 pontos) e Agibank (61,10 pontos) seguem o ranking.

Segundo metodologia do BCC, esses números estão altos em razão da porcentagem de reclamações ser menos proporcional a de clientes. O Inbursa mantém 178,4 mil consumidores ativos, mas recebeu 190 reclamações.