Axia (AXIA3): STF já tem data para julgar acordo entre ex-Eletrobras e a União, veja
Antes da suspensão, três votos favoráveis à homologação já haviam sido registrados.
Depois de acelerar o pagamento de dividendos, a Axia Energia (AXIA3) ainda quer distribuir até R$ 39,9 bilhões das suas reservas de lucros para os acionistas.
A medida visa maximizar a geração de valor para os acionistas e ainda pode ajudar a antiga Eletrobras a entrar no Novo Mercado da B3.
💰 A ideia da companhia é capitalizar as suas reservas de lucro mediante a emissão de ações bonificadas, que seriam distribuídas gratuitamente aos seus acionistas.
As ações serão emitidas em uma nova classe de papeis preferenciais, que poderão ser resgatados mediante o pagamento do preço das suas ações ordinárias ou convertidos em ações ordinárias até 2031.
De acordo com a empresa, as novas ações serão distribuídas a todos os acionistas, na proporção de sua participação do capital social.
Os detentores de ações preferenciais ainda receberão outro papel, imediata e compulsoriamente resgatável, já que têm direito a um provento 10% maior que os acionistas ordinários.
"A proposta tem como objetivo permitir a distribuição de parte ou a totalidade das reservas de lucro da Companhia, que, em 30 de setembro de 2025, era de R$ 39,9 bilhões", explicou.
A medida, contudo, precisa ser aprovada pelos acionistas da Axia para seguir em frente. Por isso, uma assembleia foi convocada para tratar do assunto no próximo dia 19 de dezembro.
Leia também: AXIA3 aposta em dividendos e ganha milhares de novos acionistas
📈 A Axia também disse nesta sexta-feira (28) que reiniciou estudos sobre uma eventual migração ao Novo Mercado da B3.
Segundo a empresa, a proposta de bonificação aos acionistas está alinhada a este movimento, pois as novas ações preferenciais terão direito a voto e serão transitórias, com resgate e/ou conversão em ações ordinárias até 2031.
O Novo Mercado é o segmento de mais alta governança corporativa da bolsa brasileira. Por isso, faz uma série de exigências às empresas. Uma delas é ter apenas ações com direito de voto, ou seja, ações ordinárias.
Para viabilizar uma eventual migração para o Novo Mercado, portanto, a Axia também teria que avançar na conversão das ações preferenciais (AXIA5 e AXIA6) em ações ordinárias (AXIA3), como vem fazendo a Copel (CPLE3).
Antes da suspensão, três votos favoráveis à homologação já haviam sido registrados.
União negocia com Axia uso gratuito da marca que simbolizou décadas do setor elétrico.