Avião cai no centro de Gramado e deixa vítimas fatais

Ao menos 15 pessoas foram encaminhas ao hospital

Author
Publicado em 22/12/2024 às 13:13h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 22/12/2024 às 13:13h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Um avião de pequeno porte caiu no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22). Segundo informações iniciais, ao menos nove pessoas estavam a bordo da aeronave e todas elas teriam morrido.

A aeronave, de prefixo PR-NDN, registrada no nome de Luiz Claudio Galeazzi, decolou por volta das 09h do Aeroporto de Canela e caiu minutos depois. O bimotor "Piper PA 42-1000 Cheyene 400" estava previsto para prestar serviço até a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Ao todo, 15 pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Gramado, sendo que duas estavam em estado grave por causa de queimaduras. Na hora do acidente, o tempo na cidade era ruim, com chuva e nevoeiro.

Segundo a Brigada Militar, o avião caiu em uma loja de móveis, depois de se chocar com uma chaminé. O impacto do acidente fez com que detritos fossem arremessados até o Hotel Floratta Premium, onde duas pessoas foram resgatadas com vidas.

O acidente ocorre em uma das datas mais importantes da cidade gaúcha, conhecida pelo Natal Luz, quando milhares de pessoas viajam ao local para ver a decoração festiva. A Polícia pede que as pessoas se afastem do local neste momento.

"As informações sobre as causas do acidente, número de passageiros e tripulação, bem como a investigação, devem ser apuradas junto ao Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil. A Infraero lamenta profundamente o ocorrido e está colaborando com as autoridades locais para o que for necessário neste momento", diz nota da Infraero, responsável pela licença de aeronaves no país.

Proprietário

A aeronave em questão está registrada no nome de Luiz Galeazzi, CEO da Galeazzi & Associados, uma das maiores consultorias de reestruturação de empresas do país. Ele é filho de Claudio, fundador da empresa, responsável por operações como a do GPA, em 2007, e da BRF, em 2013.

Ainda não há informações sobre a presença de Luiz durante o voo, mas é importante destacar que sua mãe, Maria Leonor, morreu em 2010, em um acidente aéreo na região de Sorocaba, no interior de São Paulo.