Americanas (AMER3) pode fechar parceria com concorrente digital, diz jornal

Associação depende da reestruturação em curso da varejista

Author
Publicado em 15/01/2024 às 14:46h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 15/01/2024 às 14:46h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

🏪 A Americanas (AMER3) não descarta a possibilidade de fechar uma parceria com um concorrente digital relevante, segundo publicou o jornal "Valor Econômico" nesta segunda-feira (15).

A condição para que isso ocorra é a recuperação "firme" da varejista nos próximos meses. Uma das estratégias da Americanas no plano de reestruturação é melhorar as vendas nas lojas físicas.

Veja também: Ações da Gol (GOLL4) caem mais de 10%, com notícia sobre possível pedido de RJ

A publicação afirma que a associação com um concorrente depende do desempenho da empresa para se tornar uma companhia viável para potenciais parceiros.
🤝 A parceria da Americanas com uma concorrente digital aconteceria no período de um a dois anos.

Rombo contábil da Americanas e pedido de RJ

Há um ano, a Americanas anunciou que foi encontrado um rombo contábil de R$ 20 bilhões. O anúncio foi feito nove dias após o novo presidente da empresa, à época, Sergio Rial, assumir o cargo. Junto com o comunicado sobre o rombo, Rial renunciou.
Assim como o ex-presidente da empresa, André Covre, diretor financeiro que assumiu junto com Rial, também renunciou.
Em comunicado, em janeiro de 2023, a Americanas afirmou que detectou "a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem (R$ 20 bilhões), nas quais a companhia é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta de fornecedores nas demonstrações financeiras".
A Americanas tem dívidas concursais de R$ 43 bilhões. O plano de reestruturação da varejista foi aprovado no dia 19 de dezembro de 2023 por 97% dos credores. Em sua reestruturação, a Americanas pretende cortar até 10% das 1,8 mil unidades físicas que possuía antes da crise.
Antes do possível acordo com uma concorrente digital, a Americanas foca em um plano de geração de caixa neste ano e em 2025, com o intuito de sustentar seu negócio físico e digital.