Americanas (AMER3) tem prejuízo de R$ 496 milhões no 1T25
Receita líquida recuou 17,4%, já que as vendas da Páscoa ficaram para o segundo trimestre.
Investidores, comerciantes e consumidores que se sentiram lesados pelas fraudes contábeis da Americanas (AMER3) têm até esta quarta-feira (21) para ingressar em uma ação civil pública que cobra indenização da varejista.
⚖️ A ação foi apresentada pelo Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania) e pede a condenação da Americanas ao pagamento de compensação por danos morais e indenização por danos materiais individuais provocados pelas fraudes reveladas no início de 2023.
O pedido tramita na 4ª Vara Empresarial do Rio, que abriu um prazo para que os interessados ingressem na ação em meados de abril. A Americanas já tentou derrubar a ação, mas o processo segue aberto.
Leia também: Americanas (AMER3) tem prejuízo de R$ 496 milhões no 1T25
Advogado especializado em direito do consumidor e diretor jurídico do Ibraci, Gabriel de Britto Silva disse a "O Globo" que mais de 100 acionistas já haviam se habilitado na ação até o início desta semana.
🧾 Ele explicou ainda que, para isso, é preciso demonstrar à Justiça os dano sofridos devido às inconsistências contábeis.
Notas de corretagem que comprovem a compra de papéis da Americanas antes de 12 de janeiro de 2023 é uma das formas de mostrar essas perdas. Afinal, os papeis da varejista derreteram 77% naquele dia, diante da divulgação das fraudes.
Depois disso, a Americanas entrou em recuperação judicial e suas ações seguiram em uma trajetória de queda na bolsa.
📉 Para se ter ideia, as ações da Americanas ainda acumulam uma baixa de aproximadamente 95% desde 12 de janeiro de 2023..
No início deste ano, o presidente da varejista, Leonardo Coelho, reconheceu que a empresa deve continuar em "modo de recuperação" por mais alguns trimestres.
A expectativa é encerrar o processo de recuperação judicial deflagrado pelas fraudes até fevereiro de 2026.
Receita líquida recuou 17,4%, já que as vendas da Páscoa ficaram para o segundo trimestre.
Ação do Ibraci cobra o pagamento de indenização pelos danos causados por fraude contábil.