Ações do Nubank caem, e Itaú volta a ser banco mais valioso da América Latina

Banco perdeu valor de mercado depois de balanço trimestral

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Publicado em 24/02/2025 às 08:30h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 24/02/2025 às 08:30h Atualizado 3 minutos atrás por Wesley Santana
Itaú é o banco mais valioso do Brasil (Imagem: Shutterstock)

O Itaú (ITUB4) (ITUB4) retomou o posto de banco mais valioso da América Latina nesta segunda-feira (24). O feito foi reconquistado depois que as ações do Nubank (ROXO34) caíram quase 20% em decorrência do resultado do último trimestre.

💰 Com isso, o valuation do banco digital caiu para US$ 51,3 bilhões. Já o do Itaú, agora passa de US$ 53 bilhões, de acordo com dados da bolsa de valores brasileira.

A última vez que o Itaú ocupou essa posição de forma isolada foi em maio do ano passado. Desde então, se manteve com um valor de mercado muito próximo, mas foi ultrapassado pelo rival roxo.

No 4T24, o Itaú registrou um lucro líquido de R$ 10,8 bilhões, com avanço de 15,8% na etapa anual. No acumulado de todo o ano passado, o resultado foi de R$ 41,4 bi, número que representa uma alta de 16,2% em relação a 2023.

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Já o Nubank, durante todo o ano passado, se consolidou na liderança, ganhando um destaque na adesão de clientes. Entre janeiro e dezembro, houve um crescimento de R$ 113 bilhões no valor mercado, um feito importante para empresas brasileiras.

Tudo começou a mudar, porém, na semana passada, depois da divulgação dos resultados do quarto trimestre. Entre os números que os analistas e investidores não se agradaram estão: margem financeira, impactos com variação do câmbio e menor rendimento no cartão de crédito.

“O Nubank parece estar adotando uma postura mais prudente em relação à originação (principalmente em cartões de crédito), mas nossa leitura dos resultados é principalmente negativa. Embora reconheçamos alguns ventos contrários em função da variação cambial, vemos algumas tendências operacionais principais atingindo a saturação”, escreveram os analistas do Citi.

No intervalo do 4T24, o banco auferiu um lucro líquido de US$ 552,6 milhões, com alta de 85% na comparação anual. Além disso, houve um acréscimo de 20 milhões de clientes ao longo de todo ano.

“A fórmula do Nubank continua funcionando bem: o custo de servir permanece estável, enquanto seu motor de vendas segue adicionando 4 milhões de clientes por trimestre, contribuindo para a expansão da receita, além de uma leve aceleração no ARPAC (Receita Média Mensal por Cliente Ativo) em comparação com o trimestre anterior”, escreveram Bernardo Guttmann, Matheus Guimarães e Rafael Nobre, analistas da XP Investimentos.

Nesta segunda, os papéis do Nubank são negociados por US$ 10,82 em NYSE. No Brasil, os BDRs da companhia são comprados e vendidos por cerca de R$ 10,50 cada um na B3.