Abraço, ataques e apagão: veja como foi o primeiro debate entre Nunes e Boulos

Candidatos se enfrentam em diferentes datas antes do pleito

Author
Publicado em 15/10/2024 às 12:32h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 15/10/2024 às 12:32h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Ricardo e Guilherme se abraçam em debate (Imagem: Reprodução/BandTV)

🗣 Os dois candidatos à prefeitura de São Paulo se encontraram na noite da última segunda-feira (15) em um debate promovido pela TV Bandeirantes. Durante duas horas, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) se enfrentaram de forma direta, em um formato de programa que dava a eles a responsabilidade do controle sobre o tempo.

O foco central do encontro esteve voltado ao apagão elétrico registrado nos últimos dias na capital paulista, quando milhares de residências e comércios ficaram sem energia. Enquanto o atual prefeito tentava se defender das acusações, seu opositor imputava a ele parte da culpa do problema que ocorreu após uma tempestade forte.

Ambos os postulantes se comprometeram a rescindir o contrato com a Enel, concessionária que fornece energia para a capital, no próximo ano, caso sejam eleitos. "O que essa empresa [Enel] tem feito com a cidade de São Paulo é inaceitável", destacou Nunes. “Eu, como prefeito de São Paulo, a partir de 1º de janeiro do ano que vem, vou trabalhar para tirá-la daqui”, disse Boulos.

Leia mais: O que dizem Boulos e Nunes sobre o apagão?

Em dado momento do encontro, quando os dois estavam deferindo ataques diretos, Boulos se aproximou de Nunes, que lhe retribuiu com um abraço. “Você está bem?”, perguntou o mdbista, ao que respondeu o psolista: “eu estou bem e você?”.

A Band também realizou debates em outras capitais que realizam o segundo turno das eleições para prefeito, caso de Fortaleza (CE), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). As equipes dos candidatos puderam estar dentro do estúdio e deram o tom aos ataques aos opositores.

Última pesquisa

Também na segunda, o Instituto Real Time Big Data divulgou uma pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de SP. Nela, o atual prefeito de SP aparece com 53% das intenções de voto, contra 39% do deputado federal.

Na comparação de votos válidos, Nunes tem 58%, enquanto Boulos carrega 42% das intenções. A pesquisa foi encomendada pela RecordTV, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou menos, e registrada no TSE sob o número SP-00357/2024.

Próximos debates

📆 Ao menos outros dois debates devem acontecer antes do segundo turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro. No próximo dia 19, às 21h, o Estadão e RecordTV realizam um dos eventos, depois que as equipes dos candidatos pediram eventos em pool de imprensa para diminuir o número de agendas.

O evento organizado pela TV Globo deve acontecer no dia 25 de outubro, após a novela das 21h. Por tradição, este é o último debate antes do pleito que deve decidir o próximo prefeito da maior cidade do país.