Vendas no varejo nos EUA sobem 0,4% em setembro

O resultado superou as expectativas do mercado.

Author
Publicado em 17/10/2024 às 12:05h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 17/10/2024 às 12:05h Atualizado 3 minutos atrás por Elanny Vlaxio
O setor varejista dos EUA apresentou um crescimento de 2,6% em todo o ano (Imagem: Shutterstock)

📊 O Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (17) que as vendas no varejo do país registraram um crescimento de 0,4% em setembro, em comparação com agosto, atingindo a marca de US$ 714,4 bilhões, após ajustes sazonais.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, as vendas apresentaram um crescimento, alcançando 1,7%. Esse resultado superou as expectativas do mercado, que previam uma alta de apenas 0,3%, segundo o consenso LSEG.

Leia também: A menos de um mês das eleições, estado nos EUA já registra recorde de votos

📋 Os dados revelam ainda um crescimento das vendas fora do ambiente físico, englobando o comércio eletrônico, de 7,1% em comparação com setembro do ano anterior. Em paralelo, os serviços de alimentação e bares também apresentaram um aumento de 3,7% no mesmo período.

O setor varejista dos EUA também apresentou um crescimento de 2,6% em todo o ano. Já as vendas de veículos e peças registraram um aumento de 0,9% nos nove primeiros meses do ano, enquanto o setor de eletrônicos avançou 0,6%. As lojas de alimentos e bebidas também contribuíram para esse resultado, com um crescimento de 2,0%.

E os pedidos de auxílio-desemprego?

Os Estados Unidos registraram uma queda de 19 mil nos pedidos de seguro-desemprego na semana passada, segundo dados também divulgados nesta quinta-feira (17). O número total de pedidos ficou em 241 mil. Vale lembrar que o número da semana anterior foi corrigido para cima, chegando a 260 mil.

📉 Os dados da semana se mostraram inferiores à expectativa do mercado, representada pelo consenso LSEG de analistas, que previa 260 mil pedidos. A média móvel de quatro semanas, por sua vez, alcançou 236.250, apresentando um aumento de 4.750 em relação ao dado anterior, após revisão.

Na outra ponta, a taxa de desemprego segurado manteve-se estável em 1,2% na semana encerrada em 5 de outubro. No entanto, o número total de desempregados segurados apresentou um leve aumento, atingindo 1,867 milhão, um acréscimo de 9 mil em relação à semana anterior, após revisão dos dados. Com a divulgação dos dados o dólar subiu para R$ 5,67, às 11h30 (horário de Brasília).