Vendas no varejo avançam 0,6% em setembro, aponta IBGE

Vendas no comércio varejista no terceiro trimestre de 2023 avançaram 2,7% frente ao mesmo trimestre de 2022

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Publicado em 08/11/2023 às 15:39h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 08/11/2023 às 15:39h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
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O volume de vendas do comércio varejista avançou 0,6%, em setembro de 2023, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, a variação havia sido negativa de 0,1%. As informações foram publicadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta quarta-feira (8), e fazem parte da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio).

Na série sem ajuste sazonal, as vendas no varejo cresceram 3,3% em relação a setembro de 2022, o que representa o quarto avanço seguido. No acumulado do ano, o avanço é de 1,8% e nos últimos 12 meses é de 1,7%. 
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,2% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral ficou estável (0,0%). Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 2,9%, acumulando alta de 2,4% no ano e de 1,6% em 12 meses.
Na série com ajuste sazonal, cinco das oito atividades recuaram em setembro. Foram elas:
  • Combustíveis e lubrificantes (-1,7%);
  • Tecidos, vestuário e calçados (-1,1%);
  • Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%);
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%)
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).
Por outro lado, em setembro, três das oito atividades pesquisadas registraram alta: 
  • Móveis e Eletrodomésticos (2,1%);
  • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%)
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (0,4%).

Crescimento das vendas no varejo no terceiro trimestre

O terceiro trimestre de 2023 registrou alta de 2,7% frente ao mesmo trimestre de 2022, no comércio varejista.

Quatro setores do comércio varejista cresceram no terceiro trimestre: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,3%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%) e Móveis e eletrodomésticos (1,3%). 

No varejo ampliado, Veículos e motos, parte e peças e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo avançaram no trimestre encerrado em setembro: 9,9% e 2,9%, respectivamente. No sentido contrário, Material de construção recuou 2,0%, em volume, na comparação dos terceiros trimestres de 2023 e 2022.