Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
🗣️ O volume de vendas no varejo aumentou 0,1% em novembro de 2023, em relação ao mês de outubro. A informação foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (17). O número veio dentro das expectativas do mercado.
🏪 “O comércio tem uma trajetória de crescimento em 2023, mas sem avanços significativos mês a mês. O setor apresentou uma volatilidade muito baixa com resultados muito próximos de zero. À exceção de janeiro, o restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas”, afirmou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, em nota do IBGE.
Veja também: PIB da China avança 5,2% em 2023, abaixo das expectativas do mercado
💻 Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados positivos em novembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), móveis e eletrodomésticos (4,5%) e tecidos, vestuário e calçados (3,0%).
A alta no segmento de equipamentos para escritórios, informática e comunicação, segundo Cristiano Santos, pode ser explicada pela Black Friday e a depreciação do dólar.
“A atividade que mais cresceu foi equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que avançou 18,6%, seguida por móveis e eletrodomésticos (4,5%). Além da Black Friday, o fator, que mais contribuiu para o desempenho de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, foi a depreciação do dólar, que recuou 2,5% em novembro, ajudando às vendas dos produtos de informática”, explica Santos.
No mês de outubro de 2023, no entanto, as vendas no varejo restrito caíram 0,3%. O mercado, à época, estimava alta.
O volume de vendas no varejo em novembro, na comparação com o mesmo período de 2022, cresceu 2,2%. De acordo com o IBGE, foi a sexta variação positiva seguida.
No acumulado do ano, as vendas no varejo subiram 1,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta no indicador foi de 1,5%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas registrou alta de 1,3% em novembro ante outubro.
O IBGE informou que, no acumulado do ano, o comércio varejista ampliado apresentou alta de 2,6%. Em 12 meses, a alta é de 2,3%.
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Corretora do Banco do Brasil recomenda investimento no CRI emitido pelo Grupo Mateus; rentabilidade é quase 25% maior que IPCA+ 6% do Tesouro Direto