Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
🔎 Pesquisas de opinião feitas em diversas cidades do paÃs já desenham como podem ser as eleições municipais do domingo, dia 6 de outubro. Para o cargo de prefeito (a), em alguns lugares, há uma disputa acirrada pelo segundo turno, enquanto em outros o cenário é de vitória já no primeiro dia do pleito de 2024.
Segundo dados da Justiça Eleitoral, mais de 15,4 mil pessoas se candidataram para prefeituras de todo o paÃs. Uma grande parte desses quer assumir ou continuar liderando as principais economias do paÃs, que são as capitais.
O Investidor10 separou as pesquisas de opinião das maiores cidades do paÃs e detalha como estão os embates. Veja a seguir:
🗣Leia mais: Mais comedido, debate do SBT teve propostas para SP
Na capital paulista, a disputa está entre dois principais candidatos e outro que tenta avançar ao segundo turno, conforme mostrou o último levantamento do Datafolha. Com três pontos de margem de erro, Ricardo Nunes (27%) aparece em primeiro, Guilherme Boulos (26%) em segundo e Pablo Marçal (19%) em terceiro.
No Rio, o cenário está mais definido, segundo a pesquisa feita pela AtlasIntel. Se as eleições fossem realizadas hoje, Eduardo Paes (48,6%) e Alexandre Ramagem (32%) estariam no segundo turno. No entanto, considerando que a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos, Paes tem chance de ser reeleito já no primeiro dia.
Em BH, o Datafolha mostra que o pleito ainda está indefinido, com dois candidatos disputando voto a voto a última vaga para o segundo turno. Mauro Tramonte (18%) aparece em primeiro, Fuad Noman (18%) em segundo e Bruno Engler (18%) em terceiro. Os dados na cidade tem apresentado fortes oscilações entre as pesquisas.
A maioria dos eleitores da capital bahiana também parece estar convergindo para fechar o pleito em único turno. Por lá, a Quaest mostra que Bruno Reis tem 74% das intensões de voto, enquanto seu principal oponente apresenta apenas 6%.
Na principal cidade do Amazonas, o imbróglio está em saber quem vai disputar o segundo turno com David Almeida, que lidera com 38% das respostas. Pela margem de erro de três pontos percentuais, Roberto Cidade (19%); Amom Mandel (15%) e Capitão Alberto Neto (13%) aparecem tecnicamente empatados, ainda segundo a Quaest.
Na capital gaúcha, Sebastião Melo (41%) e Maria do Rosário (24%) despontam como os favoritos para avançar no primeiro turno. A pesquisa Quaest, que tem três pontos percentuais de margem de erro, mostra que a única candidata que oferece risco aos mais bem posicionados é Juliana Brizola que registra 17% das respostas do público.
As pesquisas de opinião são encomendadas por partidos polÃticos, empresas e veÃculos de comunicação com o objetivo de sondar a opinião dos eleitores. Por lei, esses levantamentos são registrados no Tribunal Superior Eleitoral e recebem um número de protocolo que permite a qualquer pessoa consultar como foi produzido.
Os levantamentos são feitos com base na metodologia de amostragem, que seleciona um grupo pequeno de pessoas e, a partir de leis matemáticas, tenta reproduzir a opinião de uma maioria mais ampla.
Os documentos só podem ser publicados até cinco dias antes de cada turno das eleições, conforme regra imposta pelo TSE em 2019. Os eleitores podem consultar os documentos já realizados na página "PesqEle Público" mantida pelo órgão eleitoral na internet.
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por tÃtulos pós-fixados