Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
☕ O preço do café alcançou o patamar mais alto em 28 anos, superando todas as cotações registradas na série histórica do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Segundo o Cepea, a saca de café está sendo negociada, em média, por R$ 2.315,44, o que representa um aumento de 6,9% em relação a dezembro de 2023, quando o preço era de R$ 2.154,88.
O preço da saca de 60 kg do café arábica, o tipo mais popular no Brasil, é acompanhado por um índice que reflete as variações do mercado. A alta nos preços, observada desde 2024, é resultado de uma combinação de fatores, incluindo a seca que afetou as safras, a defasagem cambial e o aumento das exportações.
Leia também: Qual país tem a maior taxa de juros do mundo em 2025? Não é o Brasil; veja ranking
💸De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de café do Brasil em 2025 deve apresentar uma queda de 4,4% em relação a 2024, atingindo 51,8 milhões de sacas de 60 kg. A produção de café arábica, um dos principais tipos cultivados no país, deve ter uma redução ainda maior, de 12,4%, com um volume de 34,7 milhões de sacas.
Cabe citar que essa produção de café do Brasil em 2025 deve ser menor por causa da seca e do calor, que prejudicaram as plantações, segundo o órgão responsável. Em 2024, o Brasil bateu recorde de exportação de café, com 36,94 milhões de sacas, o que representa 73,2% do total exportado no ano passado, de acordo com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
Banco estatal está buscando sugestões da sociedade para minerais estratégicos na transição energética; entenda