Tupy (TUPY3) vai distribuir ao menos 30% do lucro líquido aos acionistas

Companhia aprovou uma nova política de distribuição de resultados, com um payout de 30%.

Author
Publicado em 27/06/2024 às 18:24h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 27/06/2024 às 18:24h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Tupy tem fábricas no Brasil, México e Portugal (Shutterstock)

A Tupy (TUPY3) anunciou nesta quinta-feira (27) uma nova política de distribuição de resultados. Com isso, promete distribuir ao menos 30% do lucro líquido de cada exercício aos seus acionistas, na forma de dividendos e/ou JCP (Juros sobre o Capital Próprio).

💰 O mínimo de 30% será calculado após as deduções legais cabíveis e compreende o dividendo mínimo obrigatório de 25% definido no Estatuto Social da companhia e na legislação em vigor, mas também 5% a título de distribuição adicional.

Com a nova política, a Tupy ainda se compromete a pagar esses dividendos e/ou JCP de forma semestral ou em menor período. O pagamento deve ocorrer até 60 dias depois da deliberação do provento.

Tupy pode pagar dividendos adicionais

A nova política de distribuição de resultados da Tupy ainda permite a distribuição de dividendos adicionais aos 30%.

Isso ocorrerá "caso o Conselho de Administração entender que essas distribuições levarão a uma estrutura de capital mais eficiente e alinhada com os interesses dos acionistas e ao planejamento estratégico da Companhia".

⚠️ Por outro lado, o pagamento dos dividendos adicionais de 5% do lucro líquido, previstos no mínimo de 30%, também pode ser suspenso.

Segundo a política, esse pagamento não será obrigatório se a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração entenderem que a distribuição é incompatível com a situação financeira da companhia.

Esta análise deve levar em conta a preservação da capacidade de investimentos estratégicos e do caixa mínimo, o cumprimento das obrigações de pagamento de financiamentos já contratados e o nível de alavancagem financeira da companhia.

Leia também: Taurus (TASA4) pagará R$ 38,3 milhões em dividendos em 10 de julho

"A declaração de dividendos dependerá de diversos fatores, incluindo os resultados operacionais, condição financeira, necessidades de caixa e perspectivas futuras", diz a nova política da Tupy, ressaltando que a distribuição dos resultados deve prezar pela " manutenção dos negócios da Companhia e geração de valor para os acionistas".

Pelo texto, além de distribuir 30% do lucro líquido aos acionistas, a Tupy deve destinar pelo menos 5% do lucro líquido de cada exercício para uma reserva legal e outros 5% para uma reserva especial, destinada a custear investimentos de expansão ou a fortalecer o capital de giro da companhia. O restante dos recursos será aplicado conforme aprovado em assembleia.