🗣️ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na sexta-feira (9) que o governo passará a impor, por um período de um ano, um limite de 10% às taxas de juros cobradas nos cartões de crédito no país. De acordo com o republicano, a regra começa a valer em 20 de janeiro.
A proposta foi divulgada por Trump em sua rede social, a Truth Social, e gerou repercussão negativa entre bancos e empresas do setor financeiro nesta segunda-feira (12). O presidente, no entanto, não explicou quais mecanismos serão adotados para assegurar que as instituições cumpram o novo teto.
💬 “Por favor, fiquem informados de que não permitiremos mais que o público norte-americano seja ‘explorado’ por empresas de cartão de crédito que estão cobrando taxas de juros de 20 a 30% e até mais, prosperando sem impedimentos durante o governo do sonolento Joe Biden”, declarou Trump em sua publicação.
A repercussão chega no mesmo dia em que administração do presidente dos Estados Unidos sinalizou a possibilidade de abrir um processo criminal contra o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell. A ameaça está relacionada a falas feitas por Powell ao Congresso a respeito de um projeto de modernização de um prédio da instituição.