Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
✅ O presidente dos Estados Unidos Donald Trump concordou em congelar, por pelo menos 30 dias, a taxação de 25% sobre os produtos canadenses destinados ao mercado consumidor americano, conforme anúncio feito pelo primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau.
No caso, a pausa na guerra comercial entre Washington e Ottawa foi comunicada via uma publicação oficial no Twitter ou X, que veio horas depois da presidente do México também ter dito que fechou um acordo temporário com Trump, cessando, por ora, a tarifação de seus produtos aos americanos, também com alíquotas de 25%.
"Acabo de ter uma boa conversa com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano de US$ 1,3 bilhão na fronteira, reforçando a divisa com os EUA com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil", tuítou Trudeau.
O mandatário canadense também informou que lançará uma força-tarefa com os americanos para combater o crime organizado e a lavagem de dinheiro, investindo só nas diretivas de inteligência cerca de US$ 200 milhões.
Já a governante do México, Claudia Sheinbaum, afirmou em rede social que o país passará a contar com três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano, firmando acordo com Trump que adia por um mês as tarifas que haviam sido determinadas por ele.
Em ambos os casos, ao que tudo indica, Trump obteve o que queria ao pressionar os seus vizinhos na América do Norte com tarifas comerciais, caso não ajudem os americanos no combate ao tráfico de drogas e opioides que levam à morte seus cidadãos.
➡️ Leia mais: Presidente do México fecha acordo com Trump para pausar tarifas por um mês
Há semanas, o republicano que voltou ao comando da Casa Branca já ventilava que iria impor tarifas comerciais a diversos países, mas foi no último dia 31 de janeiro que Trump implementou taxas de importação para produtos vindos de alguns dos principais parceiros comerciais.
Na ocasião, o presidente americano afirmou que as importações oriundas de México e Canadá serão tarifadas em 25%, enquanto as da China receberão imposto adicional de 10%, tudo isso valendo desde o dia 1º de fevereiro de 2025.
🗣️ “Vamos impor tarifas ao Canadá e ao México por vários motivos. A primeira é a enorme quantidade de pessoas que entraram ilegalmente em nosso país. A segunda, as drogas como o fentanil que inundam nossas comunidades. E a terceira, os enormes subsídios que lhes damos na forma de deficit comercial”, disse, em coletiva de imprensa na Casa Branca.
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima