Trump diz que julgamento é ataque aos EUA

O empresário está sendo acusado de falsificar registros financeiros durante sua campanha eleitoral em 2016.

Author
Publicado em 15/04/2024 às 17:16h - Atualizado 8 meses atrás Publicado em 15/04/2024 às 17:16h Atualizado 8 meses atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

Ao chegar no tribunal em Nova York nesta segunda-feira (15), o republicano Donald Trump disse que o julgamento é um ataque aos Estados Unidos.

"Isso é um ataque aos Estados Unidos. E é por isso que estou muito orgulhoso de estar aqui. Isso é um ataque contra nosso país. E é um país que está falhando", afirmou Trump.

⚖️ O empresário está sendo acusado de falsificar registros financeiros durante sua campanha eleitoral em 2016 para encobrir um suposto encontro sexual com uma atriz de filmes pornográficos.

De acordo com a Promotoria do Estado, o assessor de Trump, Michael Cohen, teria pagado US$ 130 mil à atriz Stormy Daniels em acordo para que ela não falasse sobre suposto caso com o empresário americano.

Leia também: Como o ataque do Irã à Israel é ruim para a Rússia

Mais tarde, durante seu mandato na Casa Branca, Trump teria reembolsado Cohen com depósitos feitos pela empresa do republicando, algo que violaria, segundo os promotores, as leis de Nova York.

💭 Nesta segunda-feira, ocorrerá a seleção do júri, um processo que já despertou críticas de apoiadores de Trump e do próprio ex-presidente.

Trump acusou o promotor Alvin Bragg de promover uma caça às bruxas e argumentou que a escolha de um júri durante uma campanha eleitoral não pode ser completamente imparcial.

Além disso, Trump tem dirigido críticas e comentários desdenhosos ao juiz Juan Merchan, bem como feito acusações de falsidade contra potenciais testemunhas, como Cohen e Daniels.

🗣️ O juiz Merchan emitiu uma ordem que proíbe Trump de fazer declarações públicas sobre o caso, uma medida que, até o momento, não tem restringido as manifestações do ex-presidente.