🚨 Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou neste sábado (29) que o espaço aéreo acima e nos arredores da Venezuela deve ser tratado como fechado pelas companhias aéreas.
"A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas: considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado. Obrigado a todos pela atenção a este assunto", disse Trump em rede social.
⚠️ No dia 21 de novembro, o governo Trump lançou um alerta pedindo que as companhias aéreas "exercessem cautela" e evitassem sobrevoar a Venezuela. Segundo a FAA (Administração Federal de Aviação), a recomendação foi baseada no "agravamento da situação de segurança e no aumento da atividade militar na Venezuela e arredores".
A partir desse alerta, diversas companhias suspenderam voos sobre o território venezuelano ou com destino ao país. Em resposta, o governo de Nicolás Maduro revogou a licença de ao menos seis empresas aéreas, entre elas TAP, Avianca, Turkish Airlines e Gol, conforme anunciado na quinta-feira (27).