Trump diz que deve conversar com Lula "em algum momento, mas não agora"

Questionado sobre o assunto por jornalistas, Trump voltou a sair em defesa de Bolsonaro.

Author
Publicado em 11/07/2025 às 14:00h - Atualizado 4 minutos atrás Publicado em 11/07/2025 às 14:00h Atualizado 4 minutos atrás por Marina Barbosa
Trump decidiu taxar em 50% os produtos brasileiros (Imagem: Shutterstock)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode conversar em "algum momento" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as novas tarifas americanas, mas isso não acontecerá por agora.

🗣️ "Talvez em algum momento eu converse. Mas, neste momento, não", declarou Trump, ao ser questionado sobre o assunto por jornalistas nesta sexta-feira (11).

Na quinta-feira (10), Lula também afirmou que não tinha motivo para falar com Trump no momento. Contudo, garantiu que o faria se fosse necessário.

"Quando eu tiver um assunto sério para tratar com os Estados Unidos, eu não terei nenhum problema de pegar o telefone e ligar para a Casa Branca pedindo para conversar com o presidente Trump. Por enquanto, eu não tenho", declarou Lula, em entrevista concedida ao "Jornal Nacional".

💲 Para Lula, Trump deveria ter entrado em contato com o governo brasileiro antes de anunciar nas redes sociais que os produtos brasileiros serão taxados em 50% a partir de agosto.

"Ele poderia ter ligado para o Brasil para dizer da medida que ele vai tomar. Ele não mandou nenhuma carta. Nós não recebemos carta. Ele publicou no site dele em uma total falta de respeito", disparou.

Ainda assim, Lula mostrou-se disposto a negociar o assunto com o governo americano nos próximos dias. Segundo ele, o governo brasileiro vai ouvir os empresários mais afetados pela medida e depois tentar a negociação.

Caso não consiga uma solução negociada para o assunto, no entanto, o Brasil pode recorrer à OMC (Organização Mundial de Comércio) e retaliar os Estados Unidos, com mais tarifas ou medidas como a quebra de patentes.

Veja quais ações da B3 ganham e perdem com tarifas de Trump

Bolsonaro

Ao ser questionado sobre a possibilidade de negociação com Lula nesta sexta-feira (11), Trump voltou a dizer que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem sendo tratado "de forma muito injusta" pelo Brasil.

"Eu o conheço bem, já negociei com ele e ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro", afirmou.

Bolsonaro será julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado, junto com mais sete aliados.

Trump, no entanto, saiu em defesa do ex-presidente brasileiro nesta semana, classificando o julgamento como uma "caça às bruxas".

O presidente americano também citou o assunto ao anunciar a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros na última quarta-feira (9).

A medida foi criticada por especialistas, segundo os quais as tarifas são uma arma econômica que não deveria ser usada para fins políticos. O vencedor do Nobel de Economia, Paul Krugman, por exemplo, chegou a dizer que este seria um "motivo suficiente" para o impeachment de Trump.

O presidente Lula também não gostou da declaração de Trump e avisou que não vai aceitar "ingerência de um país na soberania de outro", nem "intromissão de um presidente de um país no Poder Judiciário do meu país".