Trump diz que China “jogou errado” após retaliação contra os EUA

O Ministério do Comércio chinês já havia exigido que a cobrança das taxas fosse cancelada imediatamente.

Author
Publicado em 04/04/2025 às 11:26h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 04/04/2025 às 11:26h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
As medidas começam a valer no dia 10 de abril (Imagem: Shutterstock)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta sexta-feira (4) que, a China  "jogou errado", ao anunciar uma retaliação tarifária do país contra os Estados Unidos. 

💬​ “A China jogou errado, entrou em pânico – a única coisa que não pode se dar ao luxo de fazer!”, escreveu Trump  em uma publicação em sua plataforma de mídia social. 

Mais cedo nesta sexta-feira (4), Trump também disse que essa é a hora de "ficar mais rico do que nunca". "Aos muitos investidores vindo aos Estados Unidos e investindo enormes quantidades de dinheiro, minhas políticas nunca vão mudar. Esse é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca antes!!!", publicou. 

Resposta da China

A China informou nesta sexta-feira (4) que irá impor tarifas recíprocas de 34% sobre todas as importações dos EUA a partir de 10 de abril. Além disso, também adicionou 11 empresas americanas à sua "lista de entidades não confiáveis", incluindo fabricantes de drones.

💭​ Segundo o governo, essas empresas cooperaram militar e tecnologicamente com Taiwan, com isso, prejudicando a soberania nacional, segundo o governo chinês. 

“Essa prática dos EUA não está de acordo com as regras do comércio internacional, prejudica seriamente os direitos e interesses legítimos da China e é uma prática típica de intimidação unilateral”, disse a Comissão de Tarifas do Conselho de Estado da China, em nota.

Leia também: Dólar dispara 2% e ultrapassa R$ 5,70 após retaliação da China

A medida chega como uma resposta após Trump anunciar uma tarifa adicional de 34% sobre todos os produtos chineses importados para os EUA, além de uma tarifa de 20% imposta para restringir o transporte de fentanil da China para os EUA. 

​​​📃​ Em comunicado, o Ministério do Comércio chinês disse que a finalidade da retaliação é proteger a segurança e os interesses nacionais. "O objetivo da implementação do governo chinês de controles de exportação sobre itens relevantes de acordo com a lei é proteger melhor a segurança e os interesses nacionais e cumprir obrigações internacionais como a não proliferação".

Na última quinta-feira (3), o Ministério do Comércio chinês já havia exigido que a cobrança das taxas fosse cancelada imediatamente. Segundo o órgão, a medida ignorou as negociações comerciais multilaterais.