Trump diz que anexará a Groenlândia 'do jeito fácil ou difícil'

Lideranças partidárias da Groenlândia rejeitaram novamente os apelos de Trump.

Author
Publicado em 10/01/2026 às 12:55h - Atualizado 7 horas atrás Publicado em 10/01/2026 às 12:55h Atualizado 7 horas atrás por Elanny Vlaxio
O republicano não especificou o que entende por esse “caminho difícil” (Imagem: Shutterstock)
O republicano não especificou o que entende por esse “caminho difícil” (Imagem: Shutterstock)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou que pretende buscar um acordo para a compra da Groenlândia, mas admitiu recorrer a alternativas mais duras caso as negociações não avancem. 
O republicano não especificou o que entende por esse “caminho difícil”, embora a Casa Branca tenha informado, que o uso das Forças Armadas está entre as possibilidades consideradas para viabilizar a aquisição do território. “Eu gostaria de fazer um acordo do jeito fácil, mas, se não fizermos do jeito fácil, vamos fazer do jeito difícil”, declarou Trump.
Na quinta-feira (8), a agência Reuters noticiou que o governo americano avalia oferecer transferências financeiras diretas aos habitantes da ilha como forma de estimular a separação da Dinamarca e a posterior incorporação aos EUA. Os valores discutidos variariam entre US$ 10 mil e US$ 100 mil por morador.
“E, a propósito, também sou fã da Dinamarca. Tenho de dizer, eles têm sido muito gentis comigo. Sou um grande fã”. Apesar das iniciativas, lideranças partidárias da Groenlândia rejeitaram novamente os apelos de Trump para que os Estados Unidos assumam o controle do território.
"Não queremos ser americanos, não queremos ser dinamarqueses, queremos ser groenlandeses", disseram o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, e outros quatro líderes partidários em comunicado divulgado na noite de sexta-feira (9).