2025 Ă© o ano do ouro caro e do dĂłlar barato; saiba o pĂłdio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dĂłlar tem a maior queda anual desde 2016.
đš Na Ășltima segunda-feira (25), o presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu a diretora do Fed (Federal Reserve), Lisa Cook. O anĂșncio foi feito pelo republicano em sua plataforma, a Truth Social.
No entanto, nesta terça-feira (26), Cook disse que continuarĂĄ atuando em suas funçÔes. âNĂŁo vou renunciarâ, disse ela. âContinuarei a desempenhar minhas funçÔes para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022â, completou.
Cook ocupa um dos sete assentos no Conselho de Diretores, que, juntamente com cinco dos 12 presidentes regionais do Fed, integra o ComitĂȘ Federal de Mercado Aberto. Doutora em Economia, Cook atuava como professora de economia e relaçÔes internacionais na Universidade Estadual de Michigan antes de assumir a função.
Na Ășltima quarta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos que Lisa Cook deixasse o cargo de diretora do Fed. O pedido de Trump se baseou na solicitação do chefe da AgĂȘncia Federal de Financiamento Habitacional para que o Departamento de Justiça investigue Cook por alegada fraude em operaçÔes hipotecĂĄrias.
â ïž "No mĂnimo, a conduta em questĂŁo demonstra o tipo de negligĂȘncia grave em transaçÔes financeiras que questiona sua competĂȘncia e confiabilidade como reguladora financeira", afirmou o presidente. Em resposta ao anĂșncio de sua demissĂŁo feito pelo presidente norte-americano, Cook publicou um comunicado Ă imprensa.
Leia tambĂ©m: Trump pede renĂșncia de diretora do BC dos EUA
"O presidente Trump alegou me demitir âpor justa causaâ quando nenhuma causa existe segundo a lei, e ele nĂŁo tem autoridade para fazĂȘ-loâ, escreveu em nota nesta terça-feira (26). Conforme a Reuters, o advogado da dirigente, Abbe David Lowell, afirmou que as exigĂȘncias de Trump carecem de processo adequado, fundamento ou autoridade legal.
AlĂ©m disso, a fala chega semanas apĂłs Trump pedir a demissĂŁo da chefe do Departamento do Trabalho, Erika McEntarfer, apĂłs a divulgação do relatĂłrio de empregos, o payroll, dos Estados Unidos. Segundo ele, as revisĂ”es negativas nos dados reforçam suspeitas de manipulação polĂtica, uma vez que McEntarfer foi nomeada para o cargo pelo presidente Joe Biden (Partido Democrata).
⥠"Fui informado que os âNĂșmeros de Empregoâ do nosso paĂs estĂŁo sendo produzidos por uma nomeada de Biden, a Dra. Erika McEntarfer, comissĂĄria de estatĂsticas trabalhistas, que falsificou os nĂșmeros de empregos antes da eleição para tentar aumentar as chances de vitĂłria de Kamala Harris", disse.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dĂłlar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos sĂŁo destaques positivos no mĂȘs e quais deram dor de cabeça aos investidores