Trump anuncia taxa de 35% sobre o Canadá

Desde segunda-feira (7), o republicano tem direcionado medidas semelhantes a países como Japão e Coreia do Sul.

Author
Publicado em 11/07/2025 às 09:28h - Atualizado 23 horas atrás Publicado em 11/07/2025 às 09:28h Atualizado 23 horas atrás por Elanny Vlaxio
Segundo o presidente, as taxas foram colocadas para "lidar com a crise nacional de Fentanil" (Imagem: Shutterstock)

🗣️ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), enviou nessa quinta-feira (10) uma carta ao primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e anunciou a imposição de uma tarifa de 35% sobre a importação de produtos canadenses.

Segundo o presidente, as taxas foram colocadas para "lidar com a crise nacional de Fentanil". E disse ainda: "Em vez de trabalhar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com suas próprias tarifas", afirma no documento.

O primeiro-ministro do Canadá reagiu às tarifas afirmando que o país mantém seu compromisso de seguir trabalhando com os EUA na preservação de vidas e na proteção das comunidades dos dois lados da fronteira.

"Ao longo das atuais negociações comerciais com os Estados Unidos, o Governo canadense tem defendido firmemente os nossos trabalhadores e empresas", afirmou. "Continuaremos a fazê-lo enquanto trabalhamos em direção ao prazo revisado de 1º de agosto."

Leia também: Como o Brasil pretende responder à tarifa de Trump?

💬 O Canadá foi o mais recente país a receber uma carta de Donald Trump com a imposição de tarifas. Desde segunda-feira (7), o republicano tem direcionado medidas semelhantes a países como Japão e Coreia do Sul.

O Brasil também foi incluído e recebeu a tarifa mais alta até agora, de 50%. No comunicado, Trump afirmou que, caso o Brasil reaja com tarifas de retaliação, esse valor será somado aos 50% anunciados nesta quarta-feira.

Lula afirmou, na véspera, que adotará as mesmas tarifas comerciais que os Estados Unidos impuserem contra o Brasil. “Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele”, disse o petista, segundo entrevista publicada pelo portal R7. Ele ainda declarou que o Brasil pode recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio).

💭 Além de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também opinou sobre o anúncio de Trump. “Estamos falando de uma tarifa insustentável, tanto do ponto de vista econômico, quanto do ponto de vista político”, declarou o ministro em entrevista ao Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.