FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
🗣️ Neste sábado (12), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou a aplicação de tarifas de 30% sobre produtos da União Europeia e do México. A medida integra os últimos movimentos do republicano nas tarifas para vários países, que está programado para entrar em vigor em 1º de agosto.
Os comunicados foram enviados à presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. No caso do México, a carta segue o mesmo modelo da enviada ao Canadá na quinta-feira (10), em que o presidente dos EUA afirmou que as tarifas visam “lidar com a crise nacional do fentanil”.
"Os Estados Unidos impôs tarifas ao México para lidar com a crise do fentanil da nossa nação, que é causada, em parte, pela falha do México em deter os cartéis, que são compostos pelas pessoas mais desprezíveis que já caminharam sobre a Terra, de despejar essas drogas em nosso país", diz o republicano em sua carta.
🔉 Na notificação destinada à presidente da Comissão Europeia, Trump destacou que a carta representa a "força e o compromisso" dos Estados Unidos em seguir com suas relações comerciais com o bloco europeu.
Leia também: China critica tarifas de Trump ao Brasil e acusa EUA de coerção
"Tivemos anos para discutir nossa relação comercial com a União Europeia e concluímos que devemos nos afastar desses déficits comerciais persistentes e prolongados, causados por políticas tarifárias e não tarifárias da União Europeia. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco", afirmou.
Neste, além de fixar a tarifa em 30%, com início em 1º de agosto, o presidente dos Estados Unidos afirmou que os produtos transbordados, aqueles reexportados para terceiros países, estarão igualmente sujeitos à taxa mais alta, e solicitou a abertura dos mercados europeus para os produtos americanos.
💭 "A União Europeia permitirá acesso completo e aberto ao mercado dos Estados Unidos, sem que tarifas sejam cobradas de nós, em uma tentativa de reduzir o grande déficit comercial. Se, por qualquer motivo, decidirem aumentar suas tarifas e retaliarem, qualquer que seja o valor, esse aumento será somado aos 30% que cobraremos", disse o republicano no documento.
A presidente da Comissão Europeia poderá adotar "contramedidas proporcionais" às tarifas. "Tomaremos todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses da União Europeia, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário", afirmou, em comunicado.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial