Trump adia tarifa de 50% contra UE até 9 julho

Na sexta-feira anterior, 23, Trump havia ameaçado aplicar a tarifa em 1º de junho.

Author
Publicado em 26/05/2025 às 11:20h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 26/05/2025 às 11:20h Atualizado 2 dias atrás por Elanny Vlaxio
As tarifas iam ser aplicado em 1º de junho (Imagem: Shutterstock)

🗣️ Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou no último domingo, 25, que adiou até 9 de julho a implementação de uma tarifa de 50% sobre a UE (União Europeia), após uma conversa por telefone com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. "Tivemos um telefonema muito agradável e concordei em adiá-las", disse Trump.

Antes disso, na sexta-feira anterior, 23, ele havia ameaçado aplicar a tarifa em 1º de junho. Segundo Trump, o bloco da UE "foi formado com o principal propósito de tirar vantagem dos EUA no comércio, e que tem sido muito difícil de lidar". De acordo com o republicano, as práticas da UE "resultaram em um déficit comercial com os EUA de mais de US$ 250 bilhões por ano, um número totalmente inaceitável".

Leia também: Apagão na França: Cannes fica sem luz em meio ao festival de cinema

💬 Von der Leyen já havia dito em redes sociais que “a UE e os EUA compartilham a relação comercial mais próxima e importante do mundo”. “A Europa está pronta para avançar nas negociações de forma rápida e decisiva”, afirmou. “Para chegar a um bom acordo, precisaríamos de tempo até 9 de julho”, concluiu.

Vale citar que a UE já está sujeita a tarifas de importação de 25% sobre aço, alumínio e carros dos EUA, e tarifas "recíprocas" de 10% para quase todos os outros produtos. Com a pausa de 90 dias de Trump prestes a expirar em julho, as tarifas poderiam aumentar para 20% ou até 50% sem um acordo.