Tesouro Direto pode dar lucro com marcação a mercado após greve? Veja spoiler

Taxas dos DIs despencaram, sugerindo que preço da renda fixa do governo pode encher o bolso do investidor

Author
Publicado em 24/09/2024 às 19:16h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 24/09/2024 às 19:16h Atualizado 2 minutos atrás por Lucas Simões
Caso as taxas do Tesouro Direto também recuem, haverá lucro no preço dos títulos (Imagem: Shutterstock)

💰 Os investidores de renda fixa não puderam emprestar dinheiro ao governo brasileiro nesta terça-feira (24) devido à greve dos servidores do Tesouro Nacional. No entanto, o mercado pode estar escancarando um spoiler na volta das negociações do Tesouro Direto, com eventuais bons lucros com marcação a mercado.

Isso porque as taxas dos DIs, contratos de juros futuros negociados na B3 (como se fossem ações) registraram fortes quedas, sugerindo que possa ter havido um exagero na disparada das taxas nos últimos pregões, devido às preocupações com as contas públicas brasileiras, que inclusive fizeram uma renda fixa do governo tombar 6% em seu preço em apenas dois dias no Tesouro Direto.

Vale lembrar que todos os títulos públicos no Tesouro Direto são marcados a mercado, ou seja, seus preços e taxas variam diariamente.

Quando as taxas caem, o preço dos títulos sobe e essa valorização pode ser embolsada pelo investidor de renda fixa, caso o mesmo decida vender antecipadamente o seu título ao Tesouro Nacional, que sempre garante a recompra nos dias úteis.

O contrário também é verdadeiro, se as taxas sobem, o preço da renda fixa escorrega para compensar o maior recebimento de juros pelo investidor.

➡️ Leia mais: Campos Neto mostra preocupação com endividamento dos brasileiros por bets

Taxas dos DIs em queda podem ser spoiler ao Tesouro Direto

Já no caso das taxas dos DIs, os contratos de juros com vencimentos mais longos foram os que tiveram baixas mais intensas.

📉 O vencimento para janeiro de 2031 encerrou o pregão com taxa de 12,28% ante o fechamento anterior de 12,56%, e o contrato para janeiro de 2033 cedeu 29 pontos-base, de 12,53% para 12,24%.

Portanto, se as taxas dos DIs apresentaram forte recuo nesta terça-feira, o Tesouro Direto pode abrir as negociações na quarta-feira, ajustando as mais recentes tomadas de decisão dos investidores.