Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
A partir do ano que vem, os turistas que visitarem o estado do Rio de Janeiro poderão receber de volta parte dos valores gastos nas cidades. O governo instituiu um programa de tax free para devolução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Voltada para turistas estrangeiros, a devolução engloba as compras que somarem mais de R$ 109,26 em uma mesma nota fiscal. Terão acesso ao benefício aquelas compras realizadas em estabelecimentos conveniados e que sejam pagas com cartão de crédito emitido em outro país.
Além disso, para receber o reembolso será preciso informar a loja no momento da compra. Neste caso, será enviado um formulário eletrônico, por meio do qual o pedido de reembolso será solicitado.
Atualmente, o ICMS cobrado pelo RJ é de 20% sobre todas as compras. Ainda não está claro, porém, se o consumidor vai receber toda essa porcentagem de volta ou se haverá um limite menor.
Leia mais: Brasil tem deflação em agosto, com recuo de 0,11% do IPCA
O processo termina na saída dos turistas, já no aeroporto, quando eles devem apresentar a nota fiscal e os produtos comprados. Esse passo é importante para que o governo se certifique de que não é um item comprado para uso dentro do país.
Com essa implementação, o governo fluminense se torna o primeiro do país a oferecer a devolução de impostos aos turistas. Essa é uma proposta que está incluída na reforma tributária, mas ainda não há data prevista para que comece a funcionar em todo o país.
“Com a regulamentação do Tax Free, o Rio de Janeiro entra em sintonia com os grandes destinos turísticos do mundo. E, além de tornar o nosso destino ainda mais atrativo para os visitantes estrangeiros, a medida contribui para dinamizar nossa economia e gerar novas oportunidades de emprego. É um benefício bom para os turistas e para o povo fluminense”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).
O governo estadual publicou uma lista de produtos que podem receber cashback no Diário Oficial do Estado. Hospedagens em hotéis, além de refeições em restaurantes estão fora da cobertura.
Veja a seguir a lista completa de itens aptos ao tax free:
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano