Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
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Depois de quatro anos sem reajuste, a tarifa dos ônibus municipais de São Paulo deve subir 13% em 2025, segundo a prefeitura. A gestão de Ricardo Nunes (MDB), reeleito para um mandato de quatro ano, reajustou o valor para R$ 5, a partir de 6 de janeiro.
🚍 A prefeitura diz que o reajuste se deve pela diminuição de passageiros pagantes e aumento dos custos para manter o sistema municipal de transportes. Em 2019, 52% dos usuários pagavam seus usos e 23% tinham benefício de gratuidade, mas, no intervalo de quatro ano, essas porcentagens foram para 50% e 28%, respectivamente.
A SPTrans, que é a empresa responsável pela administração do serviço, ainda disse que houve um aumento de 57% no combustível e que a inclusão de veículos mais modernos -equipados com ar-condicionado, por exemplo- elevou os custos em 2024 para R$ 11,3 bilhões.
No ano passado, a empresa registrou uma receita de R$ 4,6 bilhões, equivalente a uma queda de R$ 900 milhões que em 2019. Por mês, são necessários R$ 1 milhão para manter a operação dos ônibus na maior cidade do país.
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Atualmente, a passagem de ônibus em SP custa R$ 4,40, com o 9º valor mais alto do país, de acordo com um levantamento da CNT (Confederação Nacional dos Transportes). No entanto, aos domingos, os paulistanos gozam de tarifa zero, quando não precisam pagar passagem para usar os ônibus geridos pela SPTrans.
🚇 Além dos ônibus, os paulistanos e moradores da região metropolitana provavelmente arcarão com valores mais altos das tarifas do Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os novos preços destes dois sistemas do governo estadual foram elevados a R$ 5,20, valor próximo à inflação do período.
A tarifa para usar o sistema de trilhos hoje é de R$ 5, então, considerando a média do IPCA, o novo valor seria de R$ 5,25. O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) esperava uma decisão da prefeitura de SP para bater o martelo sobre o novo preço.
O sistema de trilhos de SP é o maior do país, responsável por uma malha de 330 quilômetros que chega, inclusive, a cidade de Jundiaí, já no interior do estado. Ao todo, Metrô e CPTM transportam mais de 1,2 bilhão por ano.
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