Startup investe em músicas que podem pagar dividendos

Os investidores individuais podem comprar fatias da receita gerada por música.

Author
Publicado em 08/03/2024 às 16:50h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 08/03/2024 às 16:50h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

🎵 A startup norte-americana JKBX, que se pronuncia como as antigas caixas de música "jukebox", oferece uma proposta inovadora: a chance de investir em músicas populares e gerar renda passiva a partir delas. A SEC (Securitites and Exchange Commission), inclusive, já aprovou a primeira oferta da nova modalidade oferecida pela empresa.

Com o investimento, as pessoas físicas comuns podem investir em músicas e ganhar dinheiro com royalties - remuneração periódica -, por meio de títulos lastreados nos fluxos de royalties de artistas famosos como Beyoncé e U2. "Nosso objetivo é trazer investimentos em música para as massas", afirmou a companhia em entrevista ao "Wall Street Journal".

O CEO da startup, Scott Cohen, acrescentou que a expectativa é que os investidores diversifiquem suas carteiras. “A esperança é que a JKBX atraia investidores que buscam diversificar suas carteiras, assim como fãs de música que gostam da ideia de comprar uma parte de suas músicas favoritas".

Como funciona o investimento em músicas?

Por meio da plataforma da JKBS, os investidores individuais podem comprar fatias da receita gerada por música. Isso significa que a pessoa física pode investir em suas músicas favoritas e receber dinheiro a cada vez que elas forem tocadas. Investidores institucionais de renome já chegaram a aplicar em royalties músicas, como é o caso da Apollo Global Management e KKR.

Até o momento, os direitos de gravação da música "Halo" de Beyoncé, por exemplo, estão disponíveis na JKBX por US$ 6,78 cada, com um um retorno anual de 3%, segundo a JKBX. No entanto, a empresa ainda não permite a vendas dos ativos.

Leia também: Aportes em startups caem, mas duas grandes operações chamam atenção

Entre as músicas e artistas para investir na plataforma estão:

  • “Halo”, Beyoncé;
  • “Rumour Has It”, Adele;
  • “Welcome to New York”, Taylor Swift;
  • U2;
  • Stevie Wonder;
  • Major Lazer.