Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
A Receita Federal liberou na última terça-feira (23) a consulta ao quinto e último lote de restituições do Imposto de Renda referente ao exercício de 2024. Para verificar se sua restituição foi incluída neste lote, acesse o portal da Receita Federal, clique em "Meu Imposto de Renda" e, posteriormente, em "Consultar a Restituição".
🔎 Aqueles que possuem pendências em suas declarações ou que realizaram retificações receberão a restituição do Imposto de Renda em lotes residuais, com início previsto para outubro.
Para verificar a situação de sua declaração e restituição, o contribuinte deve acessar o e-CAC na página da Receita Federal e consultar o extrato de processamento. Este documento detalha o andamento do processo e informa se há pendências ou se a restituição está na fila de pagamento.
💻 Para utilizar o serviço de consulta à restituição do Imposto de Renda, é indispensável possuir uma conta gov.br. Após o login, acesse a seção "Meu Imposto de Renda". Caso a mensagem "Em Fila de Restituição" seja exibida, significa que sua declaração foi processada, porém a liberação do valor ainda não ocorreu.
Leia também: IR 2024: Consulta ao 5º e último lote de restituição começa nesta 2ª
Nesse caso, recomenda-se aguardar e realizar novas consultas nos próximos lotes. Na seção "Pendências de Malha", o contribuinte encontrará informações detalhadas sobre o motivo pelo qual sua declaração encontra-se retida na malha fiscal.
💬 Contribuintes com pendências em suas declarações podem regularizar sua situação por meio da apresentação de uma declaração retificadora, sem incidência de multas ou penalidades. Após o processamento da retificadora, a declaração retornará à fila de restituições, sendo paga em um dos lotes residuais subsequentes.
É importante ressaltar que, após o recebimento de intimação ou notificação da Receita Federal, a retificação da declaração não será mais permitida.
O quinto lote de restituição contemplará 511.025 contribuintes, tanto prioritários quanto não prioritários, com um crédito total de R$ 1.032 bilhão. O crédito das restituições será efetuado no dia 30 de setembro diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda, ou por meio da chave Pix informada.
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima