Romeu Zema banca pré-candidatura e aposta em debate "forte" contra Lula

Além do anúncio, Zema prometeu apoiar qualquer candidato da direita em um eventual segundo turno.

Author
Publicado em 23/01/2026 às 17:33h - Atualizado 8 horas atrás Publicado em 23/01/2026 às 17:33h Atualizado 8 horas atrás por Matheus Silva
A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil (Imagem: Shutterstock)
A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil (Imagem: Shutterstock)
🚨O Romeu Zema afirmou nesta sexta feira (23), que pretende manter sua pré-candidatura à Presidência da República até o fim do processo eleitoral. 
A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil, mesmo após o ex-presidente Jair Bolsonaro indicar o senador Flávio Bolsonaro como o nome da direita para a disputa.
Segundo Zema, o fato de seu nome ser lembrado tanto para a Presidência quanto para uma eventual vice candidatura é motivo de honra. Ainda assim, ele reforçou que seguirá com sua pré-candidatura até o final, defendendo que sua presença no processo eleitoral contribui para elevar o nível do debate político no país.
Na avaliação do governador de Minas Gerais, o campo da esquerda hoje estaria concentrado em um único nome, o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto a direita reúne diversos quadros mais jovens e com potencial de renovação. 
Para Zema, esse cenário fortalece a oposição e amplia as alternativas para o eleitorado.
O governador também afirmou que a multiplicidade de candidaturas de direita no primeiro turno pode aumentar o volume total de votos desse campo político. 
Na sua leitura, esses votos tenderiam a se transferir para o candidato da oposição que avançar para o segundo turno.
Zema reforçou ainda que apoiará qualquer nome da direita que venha a enfrentar Lula em um eventual segundo turno. 
📊 Ele relembrou sua atuação nas eleições de 2022, quando venceu a disputa ao governo de Minas no primeiro turno e, em seguida, trabalhou ativamente pela candidatura de Bolsonaro na corrida presidencial.