Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
💸 A Receita Federal liberou, nesta quarta-feira (24), a consulta para o novo lote de restituição do Imposto de Renda. O órgão diz que mais de 6 milhões de contribuintes serão beneficiados nesta etapa.
Ao todo, a RF espera devolver R$ 8,5 bilhões que terão os depósitos feitos na conta indica no momento da declaração anual. O valor fica disponível em até um ano e, caso não seja retirado, deve ser aberta uma solicitação via e-CAC.
A lista de beneficiários tem idosos acima de 80 anos (14,7 mil), pessoas entre 60 e 79 anos (95 mil), professores (34 mil) e moradores do Rio Grande do Sul (54,2 mil). A maior parte dos recebedores, mais de 5 milhões, não estão enquadrados no grupo de prioridade legal, mas indicaram o pagamento por meio de Pix ou usaram a declaração pré-preenchida.
🛃 Leia mais: Pagamento de impostos registra alta de 17,6% em um ano; veja números
O pagamento deste terceiro lote deve acontecer na próxima quarta-feira (31), seguindo um cronograma pré-estabelecido pela Receita. Os contribuintes que ficarem de fora ainda podem receber no dia 30 de agosto ou 30 de setembro, quando serão liberados os próximos pagamentos.
Com exceção do primeiro lote, pago em 31 de maio, todos os demais são pagos com correção pela inflação. Ou seja, o contribuinte que ficar para o último lote deve receber além do valor previsto uma diferença pelo tempo corrido.
Para consultar a restituição, basta acessar a página do governo federal, clicar no botão “Iniciar” e informar CPF e data de nascimento.
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados