Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Nesta segunda-feira (30), a Receita Federal realiza o pagamento do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda referente ao ano de 2024. Ao todo, mais de 511 mil contribuintes serão contemplados com essa restituição, totalizando um valor superior a R$ 1 bilhão.
💸 O valor da restituição será transferido para a conta bancária ou chave Pix indicada pelo contribuinte no momento da entrega da declaração. É importante ressaltar que este é o último lote de pagamentos referente ao ano de 2024. Caso o crédito não seja realizado na conta informada, o contribuinte terá um prazo de um ano para sacar o valor em qualquer agência do Banco do Brasil.
Caso precise reagendar o crédito da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte pode realizar essa operação através do Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf.
Leia também: Receita permite atualização de valor de imóvel na declaração do Imposto de Renda
💰 Alternativamente, o reagendamento também pode ser solicitado através da Central de Relacionamento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Além disso, após o pagamento das restituições prioritárias por lei, os demais valores são pagos de acordo com a forma escolhida pelo contribuinte. Quem usou a declaração pré-preenchida e optou pelo Pix (com CPF como chave) também recebe prioridade.
Para saber se a declaração do Imposto de Renda já foi processada e se tem direito à restituição, o contribuinte pode acessar o e-CAC da Receita Federal e consultar o extrato. Lá, verá se a declaração está na fila de espera ou se precisa ajustar alguma informação.
Para utilizar o serviço de consulta à restituição do Imposto de Renda, é necessário possuir uma conta gov.br. Após o login, o contribuinte deverá acessar a seção “Meu Imposto de Renda”.
Caso o sistema informe que a declaração encontra-se “Em Fila de Restituição”, significa que a declaração foi processada, porém a restituição ainda não foi liberada para pagamento. Nesse caso, recomenda-se que o contribuinte aguarde e consulte o sistema periodicamente para verificar a inclusão em novos lotes de pagamento.
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira